Biblioteca Central vai ampliar serviços aos usuários com informatização do acervo
Cerca de 30 pessoas, entre técnicos da área de biblioteconomia, bibliotecários, assistentes administrativos, pessoal terceirizado e estagiários, estão empenhados em catalogar cada um dos mais de 45 mil exemplares de publicações (livros), além de revistas e periódicos, do acervo da Biblioteca Central da UFRB, em Cruz das Almas. Uma verdadeira ‘força-tarefa’ para que esse processo de informatização possa acontecer da forma mais rápida e eficiente, dada a complexidade de classificar, catalogar, tombar, carimbar e proteger com tarja magnética, cada um dos exemplares, além de organizá-los nas devidas estantes por área ou tema. Por conta de todo esse processo de informatização, a Biblioteca Central da UFRB, em Cruz das Almas, está fechada para atendimento e só retomará suas atividades ao público externo em 26 abril.
Em 2010 a UFRB contará, no segundo semestre, com 38 cursos em seus quatro campi. Em cada um deles há uma biblioteca, específica para os cursos que atende. Amargosa, área de licenciaturas; Santo Antônio de Jesus, saúde; Cachoeira, humanidades e artes; e em Cruz das Almas, a maior das bibliotecas, que atende ao CETEC e ao CCAAB, onde estão concentrados os cursos das áreas de agrárias, ambientais, biológicas, ciências exatas e tecnológicas. Apenas a do Campus Cruz está fechada para atendimento externo. Todas as bibliotecas servem à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.
Segundo Isaelce Santos Silva, Coordenadora de Informação e Documentação, a ampliação e a descentralização do acervo foram necessárias para atender à demanda da universidade, com tantos cursos em locais diferentes. Antes, sem a informatização, o acesso ao acervo das bibliotecas da UFRB não era direto, e sim mediado por um/a atendente. Apesar dos esforços para atender da melhor maneira possível, o atendimento era precário, pois os usuários identificavam os livros que queriam através da cor da capa, tamanho, estante, etc. e essa descrição nem sempre coincidia com a realidade. A informatização do acervo vai agilizar o atendimento e resolverá esses problemas, através do Pergamum, um sistema informatizado de gerenciamento de dados que já é utilizado por várias universidades federais e estaduais. O sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária dos usuários.
Assim o usuário terá ao seu alcance a facilidade no acesso ao acervo de onde estiver, online (pela internet). A comunidade acadêmica terá uma identificação registrada – no caso dos estudantes, a matrícula e uma senha pessoal – que lhe possibilitará a entrada no sistema para consultar a existência do livro, saber se está disponível, reservar ou renovar empréstimo, tudo de casa ou numa lan house, e só precisará vir pessoalmente para obter o empréstimo e pegar o exemplar. A pesquisa no sistema não se limitará a um autor ou a um livro. O usuário poderá buscar por tema e o sistema lhe oferecerá um leque amplo de autores e livros que tratem do assunto, podendo assim, ampliar seus conhecimentos, gerindo, ele mesmo, as informações que supram suas necessidades.
Segundo Patrícia Fernandes, Bibliotecária do Núcleo de Processamento Técnico da Biblioteca Central, professores e gerenciadores de Bibliotecas, com autorização, vão poder solicitar a compra de exemplares e acompanhar essa aquisição pela internet.
Como funciona em prédio adaptado, no Pavilhão de Laboratórios do CCAAB, a Biblioteca Central passou a ocupar toda a parte inferior direita do prédio, e recebeu um balcão para melhor atender à comunidade, que terá ainda um terminal de computador para consulta no local.