Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB promove formação em curricularização da extensão entre junho e setembro

O primeiro encontro do ciclo de formação em curricularização da extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o tema “O que é Curricularização da Extensão?”, vai acontecer no dia 30 de junho, quarta-feira, às 17h, via TV UFRB, no Youtube. Para obter certificado de participação, é necessário se inscrever no evento, na página pública do SIGAA, até o dia 30.

image

O evento vai contar com a participação da professora Olgamir Amância Ferreira, Pró-Reitora de Extensão da Universidade de Brasília e Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), a nível nacional, e mediação da professora Maria da Conceição Soglia, Coordenadora de Extensão Universitária da UFRB e Pró-Reitora de Extensão em exercício.

No total, a formação tem seis encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, 17h, na TV UFRB. As temáticas incluem concepções e diretrizes da curricularização da extensão, relacionadas com práticas pedagógicas, políticas afirmativas, e caminhos de inserção da extensão nos currículos.  

A formação conta com representação do FORPROEX Nacional e participação de extensionistas da Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual de Feira Santana, Universidade de Brasília, e da própria UFRB, coordenadora da ação.

A curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre seus objetivos está a formação universitária cidadã, ética e solidária dos estudantes, proporcionando maior compreensão da dinâmica social na qual estão inseridos.

A curricularização é uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2014 – 2024). Para  alcançar a meta 12.7 do PNE, é necessário  assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares da graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

Para auxiliar neste processo de transição, o Conselho Nacional de Educação publicou a Resolução CNE-CES nº 7/2018, que regulamenta a Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201 com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Em virtude do contexto de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19, a regulamentação foi complementada pela Resolução CNE-CES nº 01/2020, que estende o prazo para alcance da Meta até 2021.

Na UFRB, a curricularização da extensão é orientada pela Resolução UFRB-CONAC  06/2019, que dispõe sobre a Regulamentação da Política de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, construída coletivamente e aprovada pela Câmara de Extensão da Universidade, em 10 de dezembro de 2018. 

O conteúdo da Resolução nº 06/2019 está sendo revisado, e terá novo texto apreciado pela Câmara de Extensão do CONAC em julho de 2021. O objetivo é adequar a regulamentação da UFRB a Resolução CNE-CES nº 01/2020. O novo texto da resolução não modifica os caminhos de inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRB.

A Formação em Curricularização da Extensão Universitária, promovida pelas Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGAD) da UFRB,  tem o objetivo de ampliar o diálogo acerca da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade, em conformidade com o Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024).

registrado em:
Fim do conteúdo da página