Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB diz NÃO ao Marco Temporal!

UFRB diz NÃO ao Marco Temporal!

Parlamentares da bancada ruralista aprovaram no último dia 30/05/2023, o texto-base do Marco Temporal. O Projeto de Lei Marco Temporal (PL 490/2007) representa uma grande ameaça aos direitos dos povos indígenas.

O Marco Temporal estabelece que a demarcação dos territórios indígenas deve considerar a área ocupada pelos povos originários até a promulgação da Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988. A medida fragiliza a política de proteção ambiental, limita processos demarcatórios, impedindo o reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos originários, possibilita a revogação de territórios já demarcados, fortalecendo o agronegócio e a bancada ruralista.

Ameaças aos direitos dos povos indígenas avançam no Congresso Nacional e são preocupantes, pois reforçam a política de genocídio, desmatamento, mineração ilegal, destruição de aldeias, expulsão de seus territórios, tentativas de apagamentos de suas identidades e memórias, produzindo vulnerabilidade social e jurídica, condições vivenciadas cotidianamente pelos povos originários e legitimadas pela omissão e abandono do Estado brasileiro.

O Marco Temporal é um marco anti-indígena!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página