Estudante Quilombola da UFRB é premiado em edital de literatura infantil do Estado
O estudante João Paulo Pinto do Carmo, bacharel em História e mestrando no programa de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi um dos vencedores do 2º edital de literatura infantil de autores baianos. O discente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi premiado com a obra "Cachos de Dendê – A história de uma menina chamada Felipa".
A entrega do prêmio e certificados aconteceu na última terça, 26, na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo. As obras serão utilizadas no processo de alfabetização, com letramento, das crianças com até oito anos de idade das redes estadual e municipal da Bahia, como determina o programa baiano de educação Educar para Transformar. “Esses livros vão alcançar mais de 500 mil crianças, dando-lhes o direito de sonhar através da literatura, de se verem retratadas nas histórias. Queremos romper, com qualidade, o analfabetismo na mais tenra idade”, destaca o secretário Osvaldo Barreto.
Morador da comunidade quilombola no distrito do Outeiro Redondo, município de São Félix-BA, e ex-beneficiário do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da UFRB, João Paulo Pinto do Carmo retratou na obra a cultura local no tratamento estético dos cabelos com um óleo extraído do dendê. “Foi uma forma que encontrei de responder ao meu sobrinho, de 4 anos, questionamentos sobre os diversos tipos de cabelo. O livro é um meio de afirmação estética para as meninas”, explica João, que também fez a ilustração do livro.
As obras inscritas passaram por avaliação de uma comissão composta por doutores, mestres e especialistas com experiência em seleção de material didático para o trabalho com crianças, que avaliou e emitiu parecer com recomendação de ajustes, para assegurar a possibilidade de integração do material dentro da proposta pedagógica do programa de alfabetização.
Os títulos selecionados são referenciados na realidade da Bahia, com linguagem e ilustrações, que criam nas crianças uma identificação, e contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. A previsão é que os livros sejam distribuídos no Ano Letivo 2017. Ao todo, 882 mil exemplares dos livros infantis serão distribuídos em 416 municípios parceiros do programa Educar para Transformar.
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