CAFe - veja aqui como ter acesso ao Portal de Periódicos CAPES.
CAFe e acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES
A forma mais tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos CAPES é diretamente no campus, com reconhecimento de IP. Entretanto, no período de pandemia, quando o distanciamento social se fez necessário, a procura pelo acesso remoto aumentou. Simultaneamente, cresceu também o volume de dúvidas sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.
De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada. Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição encontra-se na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI ou biblioteca da sua instituição, responsável por aderir ao serviço.
Confira aqui mais informações.
Veja as respostas a questionamentos recorrentes sobre a CAFe:
Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?
Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?
Caso sua instituição participe da Comunidade Acadêmica Federada, o acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:
- Acesse o Portal de Periódicos;
- Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
- Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;
- Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
- Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.
Para informações detalhadas do passo a passo, acesse este tutorial.
O login no “Meu espaço” permite acesso ao conteúdo do Portal?
A identificação no Meu espaço não tem vínculo com a autenticação no Acesso CAFe. Dessa forma, realizar o login nessa área não possibilita o acesso remoto ao conteúdo disponível para sua instituição.
O cadastro no “Meu espaço” existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo; criação de lista de bases de dados favoritas. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.
De toda forma, além dos conteúdos assinados, o Portal de Periódicos indexa bases de dados, revistas científicas e outros recursos de acesso aberto – que não dependem de reconhecimento de IP ou autenticação para consulta.
Minha instituição é federada, mas o acesso apresenta falha. O que pode ter acontecido?
Minha instituição é federada, mas o acesso apresenta falha. O que pode ter acontecido?
Entre os motivos mais comuns de erro, estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis.
As configurações da própria máquina do pesquisador também podem afetar o acesso. Recomenda-se manter o certificado de segurança atualizado, limpar periodicamente o cache do navegador e observar se há problemas de cookies, entre outros pontos de proteção.
Vale lembrar que a responsabilidade referente ao acesso remoto é das instituições – ou seja, os problemas são dissolvidos pelos profissionais de TI de cada organização, com suporte da RNP, quando necessário
A comunidade federada é a única forma de acesso remoto ao Portal?
Eventualmente, as instituições participantes podem oferecer aos seus alunos e funcionários formas de acesso diferentes, por VPN (Virtual Private Network) ou outro mecanismo. Para modos de acesso além da CAFe, também é necessário acionar as equipes de tecnologia e/ou bibliotecas institucionais.
O acesso via CAFe apresentou erro. Devo contatar o Portal de Periódicos?
O primeiro contato deve ser realizado com o suporte de TI da sua instituição. Isto porque o acesso remoto via CAFe é responsabilidade da instituição de ensino superior junto à RNP.
A equipe do Portal de Periódicos deve ser acionada caso você não tenha sucesso nessa comunicação ou tenha dificuldade para acessar algum conteúdo. O e-mail de contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e é preciso incluir as seguintes informações ao enviar a mensagem:
- Vinculação institucional;
- Forma de acesso ao Portal;
- Conteúdo que deseja acessar;
- Print das mensagens de erro (com endereço URL e identificação de acesso).
Contato
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel +55(61)2022-6200
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, Brasília, DF, CEP: 70040-020, Brasília - DF
Redes Sociais