Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB realiza o evento "Mulheres que inovam!”, um encontro para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, no dia 26 de abril.

mulheres inovam feed

Promovida pela Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), a atividade acontece a partir das 8h30, no Auditório da PPGCI, Campus Cruz das Almas. As inscrições podem ser realizadas via SIGAA ou pelo formulário online.

Para a professora de Engenharia Mecânica, Jania da Silva, um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na sua área é o preconceito preexistente. “De uma forma geral no Brasil a mulher é vista como pesquisadora de segunda categoria, como se não fossemos capazes de desenvolver pesquisa de nível avançado, então muitas de nós ainda continuam tendo dificuldades em acreditar em si mesma e seguir em frente, fazendo ciência e desenvolvendo tecnologias associadas, vivendo todos os desafios que são inerentes a pesquisa”, afirma.

A partir da constatação de que o número de mulheres que participam do sistema de propriedade intelectual ainda é mínimo, por mais que existam muitas pesquisadoras que desenvolvem grandes pesquisas, o evento visa estimular justamente que mais mulheres usem o sistema para proteger e acrescentar valor ao seu trabalho.

A professora de Engenharia de Materiais, Cristiane Pimentel, afirma que já sofreu discriminação de gênero durante a sua atuação, especialmente por ter sido a primeira mulher a atuar em indústria metalúrgica de alumínio na área de processos no Brasil. “Por ter sido durante o início dos anos 2000, muita coisa ainda não havia sido desenvolvida, como banheiros femininos, equipamentos de proteção individual feminino, gestoras mulheres, etc. Trabalhei com mais de 300 homens durante 15 anos de atuação na indústria  e a forma que atuava era demonstrar sempre com fatos e dados a informação e ser imparcial nas relações, reportando algo inconveniente para minha chefia”. E complementa que não viveu esse problema somente na indústria, “após este período, quando entrei na academia vi o preconceito da mesma forma e busquei atuar com imparcialidade”.

Programação

26 de abril

8h30 - 9h - Abertura 

9h - 10h - Palestra de abertura - Cristina M. Quintella

10h - 11h - Palestra: P.I. e Biotecnologia: uma proposta de disciplina para o CCAAB - Karoline Cardoso 

11h - 12h - Palestra: Mulheres que inovam e História das Ciências - Vinicius S. Silva 

12h - 14h - Intervalo para Almoço

14h - 16h30 - Talk show: Propriedade Intelectual e Mulheres que inovam na UFRB - Liz  dos Santos, Karina Fonseca, Joseneide Queiroz, Samira Peixoto, Soraia Fonteles e Jania da Silva.

Fim do conteúdo da página