Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

20 de novembro - consciência negra é chamado, algo a ser cultivado por todas as pessoas...

 Conscincia negra 2024

Consciência é a capacidade da mente humana perceber a relação que tem com o ambiente, com a realidade em que está inserida. “Ser consciente” implica vivências, experiências, compreensão da vida. Por isso é preciso aprendizados formais e informais, convivências, aberturas ao outro e a outras existências, coexistir. Quanto mais experimentamos para além do que temos e somos tomamos mais consciência da complexidade da vida, sua diversidade, suas demandas.

Uma das conquistas do processo de superação do racismo no Brasil foi a criação de um Dia da Consciência Negra (20 de novembro) que se tornou feriado nacional em 2023, com base em uma lei sancionada no final do ano. Afinal, por séculos, a colonização política e cultural europeia instituiu que pessoas negras seriam uma segunda categoria de humanos, uma “raça inferior”, para justificar a escravidão dos povos africanos.

Muita gente dedicou a vida à contestação desta ordem cruel, desde o início da escravidão no Brasil, especialmente com a resistência dos Quilombos, que têm no líder Zumbi dos Palmares, grande símbolo. Por isso, o 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi, foi instituído como Dia da Consciência Negra no Brasil.

No entanto, o racismo estrutural atroz continua a se manifestar no descaso do mundo com a África, e nos países que viveram a escravidão como os Estados Unidos e o Brasil. Uma vez que a consciência negra é afirmativa da negritude e da dignidade das diferenças, torna-se um fluído para a libertação das tantas amarras na busca de justiça racial.

Fonte: Carta Capital.

Fim do conteúdo da página