Brasileiros conquistam cinco medalhas em Olimpíada de Matemática
Se no futebol a nossa seleção decepcionou, uma outra equipe de brasileiros pode ajudar a melhorar o orgulho nacional. Na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) realizada na África do Sul, o Brasil conquistou cinco medalhas (três de prata e duas de bronze).
Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, se saíram melhor na competição e trouxeram garantindo as medalhas de prata. Já Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, receberam o bronze e Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, uma menção honrosa.
A competição aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, na University of Cape Town. Os estudantes tiveram 4h30, em cada dia, para solucionar três problemas com valor de sete pontos cada, que somados dão a pontuação final para a obtenção de medalhas. Para resolver as questões, os estudantes precisaram utilizar conhecimentos em álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números. Considerada a mais importante e tradicional olimpíada científica do mundo, a competição reuniu 109 países e 582 jovens.
No raninking geral dos países, a China conquistou o primeiro lugar com 201 pontos, seguida pelos Estados Unidos com 193 e Taiwan com 192. Os brasileiros marcaram 122 pontos e apareceram na 34ª posição.
Redes Sociais