Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tem início a campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata: a Biblioteca Universitária do CFP apoia e participa

Publicado: Segunda, 03 Novembro 2014 14:26

Após a veiculação do Outubro Rosa durante o mês de outubro, campanha de combate ao câncer de mama, salutar período em que as atenções da sociedade se voltaram à saúde da mulher, tem início a luta de combate ao câncer de próstataNovembro Azul. Trata-se de varias ações coletivas e individuais que envolvem diversas entidades como, por exemplo, instituições públicas e privadas e indivíduos engajados na causa, os quais ampliam enormemente a divulgação da campanha por meio das redes sociais.

O Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a sociedade, principalmente os homens, da importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata. Agregam-se ainda, ao longo do mês de novembro, às informações questões outras referentes à saúde do homem.

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul circula em diferentes meios de comunicação de todo o País, informando a necessidade de atenção e cuidados à saúde do homem.

 

CÂNCER DE PRÓSTATA

  • O que é a próstata?

 

É uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

  • Que sintomas podem indicar um câncer de próstata?

 

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.

  • É possível descobrir o câncer de próstata em indivíduos sem sintomas?

 

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

  • Ter um destes exames alterados implica em ter câncer de próstata?

 

Não. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

  • E ter os exames negativos, garante que não haja câncer?

Não. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

  • O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?

Deve ir ao médico para investigar esses sintomas. Geralmente, não é câncer, mas somente o médico pode identificar o problema.

  • E os que têm mais de 50 anos e não apresentam qualquer sintoma?

O paciente e seu médico devem decidir. Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização destes exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.

  • O câncer de próstata pode ser prevenido?

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

  • O câncer de próstata é hereditário?

Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

IMPORTANTE

  • Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página