Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

20/07 - Lançamento do livro "Olhares interdisciplinares - Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas"

livro

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) lançam o livro Olhares interdisciplinares - Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, uma coletânea de artigos assinada por 19 professores do CECULT/UFRB. A publicação perpassa os campos da cultura, em uma rota de reflexão interdisciplinar. O lançamento acontece no dia 20 de julho (quarta-feira), às 17 horas, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro (Bahia), dentro do evento I Encontro Gênero, Cultura e Sexualidade.

O livro, organizado pela professora e jornalista Nadja Vladi, reflete a inquietação dos professores do CECULT/UFRB na busca de uma compreensão profunda dos estudos interdisciplinares. Dividido em três partes (Políticas de Formação Interculturalidade e Interdisciplinaridade; Música e Cultura; Políticas e Gestão Cultural), essa primeira publicação analisa as diversas interseções que dão conta das questões interdisciplinares propostas dentro do Centro, com o propósito de ajudar na compreensão da rica e desafiadora proposta pedagógica dos Bacharelados Interdisciplinares na área da cultura.

Os artigos articulam um interessante diálogo entre tecnologias, espaço público e linguagens possibilitando um espaço de aprendizado e de trocas para a produção e fomentação de um conhecimento sobre a cultura local e suas conexões globais. Essa edição abre com um estudo sobre o processo de implantação do CECULT, elaborado pelos professores Cláudio Orlando, Danillo Barata e Rita Dias e que nos permite ter a dimensão do papel da UFRB na interiorização do ensino superior no País. Os autores Iara Sydenstricker, Roney Gusmão e Thais Brito fazem uma abordagem crítica dos processos de gentrificação em uma instigante reflexão sobre os espaços urbanos e memórias. Já Lia Lordelo e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa tentam compreender a cultura sob o olhar da semiótica.

A música é o foco de diferentes e complementares olhares. Nadja Vladi e Tatiana Rodrigues Lima partem de uma perspectiva culturalista para entender o processo de comunicação da música popular. Em seguida, Macello Medeiros faz um instigante estudo sobre a produção musical. Armando Castro e Tatiana Rodrigues Lima se debruçam sobre o movimento musical Manguebeat para analisar polifonias e territorialidades. E Juvino Alves Filho nos apresenta as práticas educativas de Manuel Tranquilino para a formação de músicos de banda e filarmônicas no interior Bahia.

A última parte do Olhares Interdisciplinares aponta para a complexidade dos estudos das políticas culturais. Introduzindo o tema, as pesquisadoras Laura Bezerra e Mariella Pitombo esclarecem questões sobre o papel do Estado no campo político-cultural. O capítulo seguinte, assinado por Daniele Canedo e Paula Félix, nos apresenta um panorama sobre o tema na América Latina e faz uma reflexão crítica do papel do Estado na condução da cultura. Marcelo Dantas e Daniele Canedo encerram esse primeiro volume em um passeio histórico sobre as origens da economia da cultura.

 

Serviço:

Olhares interdisciplinares - Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

Editora da UFRB

Preço: R$ 30,00

Dia: 20 de julho (quarta-feira)

Horário: 17 horas

Local: Teatro Dona Canô (Santo Amaro, Bahia)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página