Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

12/05 - Conferência de Emanoel Araújo marca início das atividades acadêmicas do CECULT

O início das atividades do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB, em Santo Amaro, contará com conferência do artista plástico Emanoel Araújo, diretor e curador do Museu Afro Brasil em São Paulo e como debatedores o artista plástico Justino Marinho e Ana Lúcia Lopes, coordenadora de planejamento curatorial do Museu Afro Brasil.

O evento será realizado nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 14h30, no Teatro Dona Canô, e marca a abertura do novo centro de ensino, com o acolhimento de sua comunidade acadêmica e o ingresso da primeira turma do BI, composta por 80 alunos nos turnos vespertino e noturno, além de professores e técnicos. 

Após a conferência do ilustre santoamarense, será lançado o Dicionário Manoel Querino de Arte da Bahia, com show de encerramento de Roberto Mendes. A mesa de abertura será composta pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Dr. Albino Rubim, pelo Magnífico Reitor  Prof. Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif, pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Sílvio Soglia, pelo Secretário de Cultura de Santo Amaro, Dr. Rodrigo Velloso e pela Direção do CECULT.

O evento é aberto para toda comunidade. Contamos com a sua presença!

 

 

emanoel araujo 

Crédito Foto: Divulgação

 

Emanoel Araújo


Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação BA 1940). Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Aprende marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas e trabalha com linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Realiza sua primeira exposição individual em 1959. Na década de 1960, muda-se para Salvador e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde estuda gravura com Henrique Oswald (1918 - 1965). Em 1972, é premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália. Recebe, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor, da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Entre 1981 e 1983, instala e dirige o Museu de Arte da Bahia, em Salvador, e expõe individualmente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em 1988, é convidado a lecionar artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. De 1992 a 2002, exerce o cargo de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp e é responsável pela revitalização da instituição. É, entre 1995 e 1996, membro convidado da Comissão dos Museus e do Conselho Federal de Política Cultural, instituídos pelo Ministério da Cultura. Em 2004, é curador e diretor do Museu Afro-Brasil, aberto nesse ano, em São Paulo, com obras de sua coleção.

Fonte: Enciclopédia Artes Visuais – Itaú Cultural

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1642&cd_idioma=28555

registrado em:
Fim do conteúdo da página