Conferência: "O ofício de estudante: a entrada na vida universitária"

dsc 0083 3 124x179 124x179

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - Cecult receberá no dia 29 de fevereiro o professor francês Dr. Alain Coulon, para uma conferência sobre “O ofício de estudante: a entrada na vida universitária”.

Ingressar na universidade marca a passagem de um momento importante na vida de todos os indivíduos. No entanto é considerada como uma experiência banal, como a continuação “natural” ao ensino médio.

Contrariamente a essa ideia e mediante uma série de pesquisas empíricas, o Prof. Alain Coulon mostrou que essa passagem é, frequentemente, difícil ao ponto em que, em todos os países, o abandono e o fracasso no ensino superior, ao longo do primeiro ano, são numerosos. Quando o estudante tem sucesso nesse processo de “entrar e permanecer na vida universitária” significa que ele atravessou várias fases até conquistar a afiliação universitária. É a conquista dessa afiliação que lhe permite exercer o seu ‘oficio de estudante’ enquanto condição para ter sucesso acadêmico.

Alain Coulon é sociólogo, professor titular de Ciências da Educação na Universidade Paris 8, membro da Comissão Nacional Francesa para UNESCO, consultor internacional pela União Europeia para assuntos relacionados ao ensino superior e autor de diversos livros tais como Escola de Chicago, Etnometodologia, Etnometodologia e Educação, A Condição de estudante: a entrada na vida universitária.

Conferência: O ofício de estudante: a entrada na vida universitária

Conferencista: Prof. Dr. Alain Coulon (Universidade Paris 8)

Local: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – Cecult

Data: 29/02/16