Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso "Teorias Feministas do Cinema" - Inscrições abertas

Publicado: Terça, 02 Abril 2019 09:33

 

Cartaz curso

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT/UFRB abre inscrições para o curso de extensão "Teorias Feministas do Cinema".

O curso faz parte do projeto de extensão Laboratório de Análise do Audiovisual e tem como objetivo abordar as principais teorias feministas do cinema a partir da década de 1970 até os debates contemporâneos acerca das questões de gênero no cinema e no audiovisual. Discutir, através da leitura de textos de quatro autoras fundamentais (Laura Mulvey, Kaja Silverman, Teresa de Lauretis e Barbara Creed), alguns dos principais conceitos pertinentes a este campo de estudos, tais como a questão da construção do olhar masculino no cinema e a posição da mulher; a voz feminina tanto dentro dos filmes, enquanto personagens, quanto fora deles enquanto autoras e artistas; as tecnologias do gênero e as construções sócio-culturais das diferenças; o desejo queer e a crise da masculinidade.

O curso está arquitetado a partir da apresentação de trechos de obras audiovisuais para apreciação e análise em grupo, com o suporte da leitura de textos teóricos previamente selecionados.

As aulas acontecerão quinzenalmente entre os dias 26 de abril e 19 de julho, totalizando  sete encontros. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. 

Cronograma:

26/04 - Introdução

03/05 - Laura Mulvey e o “male gaze"

17/05 - Kaja Silverman e a voz feminina dentro e fora das telas

31/05 - Teresa de Lauretis e as tecnologias de gênero

14/06 - Teresa de Lauretis e o desejo queer

05/07 - Barbara Creed e o monstruoso feminino

19/07 - Encerramento

 

Quando: Encontros quinzenais às sextas-feiras, das 9h às 12h (carga horária total 21h)

Início em 26/04/2019

Onde: Cecult (Pedro Lago, sala a confirmar)

Coordenação: profa. Ludmila Carvalho

Contato para inscriçõesEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página