VIII COBESA
FaceBook  Twitter

WhatsApp Image 2024 07 12 at 09.58.09

Entre os dias 10 e 13 de julho de 2024, docentes e discentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participaram da oitava edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado no Campus Universitário Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), localizado na cidade de Porto Seguro, Bahia.

O tema abordado foi "Por uma Engenharia humana: ecologia, saneamento e resiliência social".

Dentre as atividades realizadas, destacam-se a moderação da mesa redonda "Política de Saneamento na Bahia: Análise da Situação Atual e Estratégias para Garantia do Acesso Universal", pela professora Lidiane Kruschewsky, e apresentações de trabalhos técnicos realizadas por discentes do CETEC e outros centros de ensino da UFRB.

VIIICOBESA 01 1VIIICOBESA 02 1

Texto por Rosa Alencar, Docente do CETEC da UFRB.
Imagens do acervo de Lidiane Kruschewsky, Docente do CETEC da UFRB.

VIII COBESA: Relato do discente Pierre Alexandre do CETEC/UFRB

No dia 17 de julho, encerrou a oitava edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (VIII COBESA) realizado no Campus Universitário Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia. A data, que marca o Dia do Engenheiro Sanitarista, contou com a presença de docentes e discentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CETEC/UFRB).

O VIII COBESA reuniu doutores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos, representantes de iniciativas públicas e privadas, além de outros profissionais para fomentar o desenvolvimento das Tecnologias de Saneamento, Meio Ambiente e Saúde Pública em âmbito estadual.

Esta edição do Congresso teve como tema central “Por uma Engenharia humana: ecologia, saneamento e resiliência social”, e teve a participação de discentes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do CETEC/UFRB na apresentação de trabalhos científicos:

• Bruna Rios Reis – FOTODEGRADAÇÃO DO AZUL DE METILENO CATALISADA POR (METALO)PORFIRINAS ANIÔNICAS IMOBILIZADAS EM ÓXIDO DE ZINCO
  • Domingas Silva Conceição – CARBONO ORGÂNICO EM SOLOS DE MANGUEZAIS DA BACIA DO JAGUARIPE, BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA, BRASIL
  • Everton Carlos da Silva – Mn-PORFIRINA ASSOCIADA A SÍLICA GEL COMO CATALISADOR BIOMIMÉTICO DOS CIP-450: DEGRADAÇÃO DO AZUL DE METILENO EM MEIO AQUOSO
  • Elzio Lima da Silva Júnior – WETLANDS CONTRUÍDOS COM MEIO SUPORTE SOLO COM E SEM FIBRA DE COCO PLANTADOS COM FEIJÃO E SORGO, NA DESPOLUIÇÃO DOS ESGOTOS DOMÉSTICOS
  • Glenda Barros Passos – DEGRADAÇÃO DE AZUL DE METILENO POR H2O2 FOTOCATALISADA POR PENTÓXIDO DE NIÓBIO SOB LUZ VISÍVEL
  • Laura Magalhães da Silva Santana – UM ESTUDO APROXIMADO DO CONSUMO DE ÁGUA MINERAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - CAMPUS DE CRUZ DAS ALMAS (BA)
  • Liza Mara Canuta Cardoso – ESTUDO DE CASO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E AEDES AEGYPTI NO BAIRRO ALTO CONSELHEIRO, UAUÁ-BA: ANÁLISE COMPARATIVA DE 2022 E 2024
  • Mariane Lima Silva – MN-PORFIRINA NÃO SIMÉTRICA IMOBILIZADA EM SÍLICA GEL FUNCIONALIZADA VIA LIGAÇÃO COVALENTE: SÍNTESE, CARACTERIZA - ÇÃO E EMPREGO EM REAÇÕES DE DEGRADAÇÃO DE AZUL DE METILENO
  • Pierre Alexandre Souza Ribeiro – USO DO SOLO E CONFLITOS AMBIENTAIS: DIRETRIZES DO PDDM DO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES - BAHIA

Dentre os pesquisadores e docentes, houveram as participações do mestrando em Engenharia Agrícola – pelo CCAAB/UFRB – Jorge Rosa dos Santos com o título “MONITORAMENTO DE ÁREAS ALAGADAS: UMA ABORDAGEM RELACIONANDO SENSORIAMENTO REMOTO, GEOPROCESSAMENTO E CURVAS COTAS-ÁREA-VOLUME”, Prof. Dra. Selma Cristina da Silva com o título “REGIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL APÓS A LEI N. 14.026/2020”, e Prof. Dra. Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo com o minicurso “ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS” e também na moderação da mesa redonda “Política de Saneamento na Bahia: Análise da Situação Atual e Estratégias para Garantia do Acesso Universal”.

Para Anna Paula de Jesus Sousa Santos, aluna de graduação, a edição ampliou suas perspectivas de conhecimento da área do Saneamento Ambiental. “O COBESA para mim foi de suma importância, principalmente porque vi a notoriedade que a minha cidade (Alagoinhas) teve no Plano de Saneamento Ambiental e o que representou mundialmente. Essa jornada realizada pelo COBESA abriu meus olhos para a área de Saneamento, desenvolvendo uma vontade de atuação na minha cidade e de trazê-la como referência novamente. Gostaria que todos tivessem essa oportunidade de conhecimento.”

COBESA2024 1

Texto de autoria de Pierre Alexandre Souza Ribeiro. Fotografia por Gisele Batista.