Pessoas do Gênero Feminino nas Ciências: mentes brilhantes brasileiras, com Sonia Guimarães.

A palestra "Pessoas do Gênero Feminino nas Ciências: mentes brilhantes brasileiras" será proferida pela renomada física Sonia Guimarães. Pesquisadora e professora universitária, Sonia Guimarães foi a primeira mulher negra a lecionar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de ser a primeira doutora em Física.

O evento faz parte do programa de extensão “Mulheres na Ciência: mentes brilhantes no Recôncavo da Bahia” é uma iniciativa criada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que tem como objetivo promover uma ciência diversificada e representativa de gênero, por meio de uma série de palestras sobre esta temática, proferida por mulheres pesquisadoras de destaque no âmbito da pesquisa científica.

Ao longo de sua existência, a UFRB vem desenvolvendo parcerias e ações que buscam incentivar a permanência de estudantes mulheres na universidade. Neste ano, por exemplo, a UFRB firmou parceria com o Ministério das Mulheres para execução de ações de formação e capacitação na região do Recôncavo Baiano focadas na ampliação do acesso e permanência de mulheres negras na universidade, com atividades até dezembro de 2025.

A iniciativa visa fortalecer políticas públicas para igualdade de gênero e combate à misoginia, ampliando o acesso, a permanência e a pós-permanência dessas mulheres no ensino superior. Este programa “Mulheres na Ciência: mentes brilhantes no Recôncavo da Bahia”, trata-se de mais uma iniciativa da UFRB no âmbito da igualdade de oportunidades, através da apresentação de palestras proferidas por mulheres cientistas que venceram obstáculos e hoje encontram-se ocupando lugares outrora, inimagináveis para as mulheres.