Professora do CETEC ingressa em comissão da Sociedade Brasileira de Física
Em reconhecimento aos trabalhos de extensão, desenvolvidos pela professora Rogelma Maria da Silva Ferreira, da área de Física do CETEC na UFRB, com o apoio da PROEXT e vinculados a questões de diversidade na ciência, com ênfase nas mulheres na ciência, a referida professora foi selecionada através de uma chamada aberta a toda a comunidade de Física do Brasil e aprovada pelo conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF), para ser membra da comissão Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI-SBF), levando assim a UFRB ao cenário nacional na SBF.
No contexto do acrônimo JEDI, a ideia de justiça aparece com o intuito de desmantelar sistemas que criam e fortalecem desigualdades, com a criação de oportunidades para grupos diversos de pessoas. A diversidade inclui, entre outras características, herança étnica, raça, cor da pele, classe, origem geográfica, nacionalidade, idioma, cultura, campo de estudo/trabalho/pesquisa, identidade e expressão de gênero, religião, habilidades e deficiências físicas. Inclusão tem o sentido de fomentar o sentimento de pertencimento, centrando, valorizando e amplificando as vozes, perspectivas e estilos daquelas pessoas que encontram barreiras devido às suas identidades e habilidades.
A comissão JEDI-SBF será uma equipe com experiência diversificada em ações que promovem inclusão e diversidade na física, desde a escola até nas carreiras profissionais de física dentro e fora da academia e da sala de aula.
Para saber mais: https://sbfisica.org.br/v1/sbf/apresentacao-da-nova-comissao-de-justica-equidade-diversidade-e-inclusao-jedi-2/