Texto

Você conhece Henriette von Aigentler? Por Rogelma Ferreira

FaceBook  Twitter
Publicado: Quarta, 01 Maio 2024 20:38

A docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Rogelma Ferreira, produziu o texto "Você conhece Henriette von Aigentler?" para o site acesse news.

O texto faz uma reflexão da vida de Henriette em paralelo ao desafio de ser uma mulher na física.

Trecho:

"Henriette foi a primeira mulher a cursar licenciatura em Física na Universidade de Graz. Fez história. Além disso, ela queria mais. Tentou ministrar palestras de forma não oficial na Universidade de Graz, mas foi impedida. Cansada de tanto pedir autorização e de ser rejeitada pela universidade, desistiu. Em 1874, Henriette passou em uma prova que lhe permitiu ser professora do ensino médio. Em meados de 1876, Henriette e Boltzmann casaram-se."

Para ter acesso ao texto na integra no site acesse news Clique Aqui.

Breve Histórico da docente Rogelma Maria da Silva Ferreira: É Doutora em Física e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; membro da comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Física e participante das ações do Coletivo de Mulheres Jacinta Passos.

Siga: @resistenciafeministacda/

Referência: John Blackmore, Ludwig Boltzmann: his later life and philosophy, Springer, 1995.