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Pesquisadores da UFRB no maior evento de Infraestrutura de Transporte do Brasil

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Publicado: Quarta, 28 Agosto 2024 10:14

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), marcaram presença no 29º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (ENACOR) e na 49ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv), realizados entre os dias 19 e 22 de agosto de 2024, em Aracaju - SE. Este evento é reconhecido como o mais importante do setor de infraestrutura de transporte no Brasil, reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais de destaque na área.

O Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Pavimentação, que reúne pesquisadores das duas instituições, apresentou uma série de trabalhos inovadores que destacaram o uso de materiais geotécnicos e asfálticos na construção e manutenção de rodovias, além de explorarem aspectos cruciais do novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa). Os estudos apresentados reforçam a contínua parceria de sucesso com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Entre as apresentações de destaque, os pesquisadores abordaram temas cruciais para o avanço da engenharia rodoviária no Brasil. Um dos trabalhos, intitulado “Aspectos Relevantes da Caracterização de Materiais Geotécnicos para uso em Análises no MeDiNa”, derivado do estudo no segmento experimental da BR-420/BA (Projeto de pesquisa em parceria com a Huesker Brasil), explorou com detalhes as propriedades dos materiais utilizados por meio da perspectiva do novo método de dimensionamento, o qual está em fase de calibração. O estudo sublinhou a importância de uma caracterização precisa dos materiais para garantir a durabilidade e a eficiência dos pavimentos.

Outro estudo apresentado, “Avaliação Comparativa de Misturas Asfálticas a Frio com 100% de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) e Emulsões Asfálticas Convencional e Modificada”, destacou a viabilidade do uso de material asfáltico reciclado em misturas a frio, comparando os desempenhos de misturas com uso de diferentes emulsões asfálticas, além de fomentar a sustentabilidade e a reutilização de materiais que ganham cada vez mais importância no setor da pavimentação.

O terceiro trabalho apresentado "Avaliação de Deformação Permanente de Misturas Solo-RAP pelo Ensaio de Multiestágios" abordou uma análise do comportamento mecânico de misturas de solo com RAP, sob a ação de cargas repetidas em diferentes níveis de tensões, simulando a ação real do tráfego que ocorre nas vias e demostrando ser uma alternativa promissora de otimização do ensaio de deformação permanente convencional, na seleção de materiais para utilização em pavimentos.

O último trabalho apresentado, intitulado “Influência da Umidade de Compactação no Comportamento Resiliente de Três Materiais Granulares Não Lateríticos” analisou como a variação da umidade de compactação interfere no comportamento resiliente de três tipos de solos tropicais não lateríticos. Os ensaios de módulo de resiliência foram conduzidos em amostras coletadas na BR-030, em Boa Nova - BA, como parte de outro segmento experimental desenvolvido em conjunto com o DNIT.

Com essas contribuições, o Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Pavimentação não apenas destacou a relevância da pesquisa acadêmica para a inovação no setor de transportes, mas também reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de soluções práticas e sustentáveis para os desafios da infraestrutura viária no Brasil.

 

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Texto e fotografias por Paulo Ricardo Lemos De Santana.

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