Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB e Uminho reafirmam compromisso de protocolo de cooperação

FaceBook  Twitter  
Publicado: Sexta, 03 Maio 2019 09:22

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC/UFRB), professor José Valentim dos Santos Filho, foram recepcionados pelo reitor da UMinho, professor Rui Vieira e reafirmaram a continuidade do Protocolo de Cooperação entre as instituições, assinado em 2018. O Protocolo de Cooperação prevê a criação de uma turma especial de doutoramento na UMinho, para docentes e técnicos da UFRB, dirigido à área das Engenharias.

A visita aconteceu na última terça-feira, dia 30, na Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, e serviu, ainda, para que os professores da UFRB conhecessem o Campus Azurém, da Universidade do Minho, em Guimarães, acompanhados da professora Carla Martins, pró-reitora de internacionalização da UMinho.

Silvio Soglia e José Valetim foram recebidos por uma comitiva, composta pela direção da Escola de Engenharia da UMinho e coordenadores dos programas de doutorados. O professor João Monteiro, presidente da EEUM apresentou a estrutura da Escola e também as áreas de investigação e as linhas de pesquisa. A Escola de Engenharia tem mais de 50 programas de pós-graduação, entre mestrados e doutorados.

José Valetim, diretor do CETEC, Rui Vieira, reitor da UMinho, Silvio Soglia, reitor da UFRB e Carla Martins, pró-reitora de Internacionalização.

José Valetim, diretor do CETEC, Rui Vieira, reitor da UMinho, Silvio Soglia, reitor da UFRB e Carla Martins, pró-reitora de Internacionalização.

 

Professor Silvio Soglia também apresentou a UFRB, com sua estrutura e interesses investigativos. O professor Valentim falou, especificamente, sobre a estrutura e as dinâmicas de ensino, pesquisa e extensão no CETEC e as linhas de investigação que dialogam com as especialidades da UMinho.

Silvio Soglia relatou a experiência exitosa do Doutorado Interinstitucional (Dinter) na Escola de Educação, com a participação de 27 professores da UFRB, doutorados na Universidade do Minho.

Entre os interesses da UFRB, nos convênios com a Universidade do Minho, a instituição estabeleceu três prioridades: parcerias em projetos de investigação; capacitação com doutorado para os docentes ainda mestres; e intercâmbios para os estudantes de graduação.

A professora Rosa Vasconcelos, presidente do Conselho Pedagógico, relatou que a Escola de Engenharia da UMinho já tem parcerias com algumas universidades brasileiras, o que facilita questões burocráticas da legislação dos dois países. 

Professor João Monteiro detalhou como a Escola de Engenharia faz a gestão de doutoramentos com universidades estrangeiras, e algumas das exigências, como a necessidade de dois orientadores, um em Portugal e outro no país da Universidade proponente. Inclusive as exigências de tempo de permanência em Portugal para os docentes doutorandos.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, apresenta a instituição durante o encontro.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, apresenta a instituição durante o encontro.

 

Visitas em outros espaços

Silvio Soglia e José Valetim visitaram espaços dedicados ao estudo e à investigação, como laboratórios de pesquisa na área automotiva, de estudos de pavimentação e de transformação digital, com parcerias privadas, inclusive  com a Embraer do Brasil.

Ainda no laboratório, o professor Antônio Cunha, ex-reitor da UMinho, teve um breve reencontro com o professor Silvio Soglia.

Na tarde do dia 30, já no Campus Gualtar, em Braga, os professores foram recebidos pelo professor Paulo Novaes, coordenador do Programa de Doutoramento em Informática, onde conheceram diversos laboratórios de pesquisas na área de computação.

Para o professor Silvio Soglia, essa visita consolida a parceria iniciada há seis anos com a UMinho, e amplia o Programa de Internacionalização da UFRB, que visa a formação docente, discente e capacitação de técnicos, além de estabelecer conexões internacionais para a produção e execução de projetos de pesquisa. 

Com informações de Alene Lins.

Fonte: ASCOM

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página