Fechar
Noticias UFRB seleciona cursistas para curso de aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais e Antirracista na Educação de Surdos
Inscrições até 5/09/24

Publicado: Quarta, 21 Agosto 2024 18:20 , Última Atualização: Quarta, 21 Agosto 2024 20:23 | Acessos: 437

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), do Centro de Formação de Professores (CFP), com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e também, da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), torna pública a abertura do processo seletivo para inscrição de cursistas no curso “A Educação das Relações Étnico-Raciais e Antirracista na Educação de Surdos”.

O curso de aperfeiçoamento “Educação das Relações Étino-Raciais e Antirracista na Educação de Surdos” tem como objetivo proporcionar a aquisição de competências na educação das relações étnico-raciais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover práticas pedagógicas antirracistas e a equidade étnico-racial na escola de educação básica.

A oferta do curso ocorrerá de forma remota, para todo o Brasil, na modalidade à distância. O curso será oferecido via plataforma Moodle (https://avaacademico.ufrb.edu.br/.) e estará disponível de forma ininterrupta, dentro do período de realização, para ser acessado de acordo com a disponibilidade do usuário matriculado.

Os(as) interessados(as) deverão cumprir, obrigatoriamente, um mínimo de oito (08) horas de acesso semanal, totalmente on-line, com conteúdo em formato de video aulas, textos em PDF postados semanalmente, atividades e fóruns de discussão. Assim, os(as) cursistas cadastrados(as) devem acessar, estudar, interagir e realizar atividades sob a orientação e acompanhamento de tutores e da equipe (coordenação, professor formador e tutores) do curso a distância.

São disponibilizadas, para todo o território nacional, 200 vagas para cursistas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas posteriormente assim que houver desistências por candidatos(as) selecionados(as), desde que aprovados(as), com estrita observância da ordem classificatória.

Os(as) interessados em se inscrever no processo seletivo, devem atender os seguintes requisitos: Formados em ensino superior e/ou magistério; Profissionais da Educação Básica Pública e/ou Privada que atuam com a educação em instituições devidamente credenciadas junto a secretarias de Educação; Atender às documentações exigidas no EDITAL Nº 01/2024 CFP/UFRB; Ter recursos de acesso à internet e aparelhos eletrônicos com conectividade, para acessar o conteúdo das aulas; e Dispor de no mínimo 08 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.

As inscrições acontecem de 21 de agosto a 05 de setembro de 2024, exclusivamente on-line, através do preenchimento do formulário eletrõnico, disponível no site ufrb.edu.br/cfp/home-ereraes. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar os  documentos indicados no edital, em FRENTE E VERSO, em um único arquivo PDF no formulário de inscrição.

Confira o EDITAL Nº 01/2024 CFP/UFRB