Fechar
Notícias PARFOR histórico

PARFOR histórico

Publicado: Sábado, 03 Dezembro 2022 11:41 , Última Atualização: Domingo, 03 Dezembro 2023 11:43 | Acessos: 217

Os resultados do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOROs dados numéricos do Parfor acumulados desde o seu lançamento, estão demonstrados a seguir:

Acesse aqui a Plataforma Capes de Educação Básica https://freire.capes.gov.br/ 

Turmas  implantadas  até 2019

       3.043

Matriculados (2009 a 2019)

    100. 408

Turmas concluídas até 2019

       2.598

Turmas em andamento em dezembro/2019

       445

Professores já formados

      53.512

Professores cursando em dezembro/2019

      59.565

Instituições de ensino superior participantes

       104

Municípios com turmas implantadas

       510

Municípios atendidos (com pelo menos um professor matriculado)

      3.300

 

O PARFOR na UFRB inicia  no período letivo de 2009.2 com  duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática. No periodo letivo 2010.1 com o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. No periodo letivo 2011.1 a UFRB oferta  o curso de Licenciatura em Pedagogia. No periodo de  2015.1  a UFRB oferta o Curso de Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo.No periodo letivo  2018.2 a UFRB oferta 01 Turma  de Licenciatura em Pedagogia (Matutino) do Centro de Formação de Professores (CFP) com aulas presencias no municipio de Castro Alves 

 

Legislação PARFORPortaria nº 82 de 17 de abril de 2017Regulamento Parfor  DownloadPortaria nº 159 de de 15 de agosto de 2017 Altera a Portaria 82, de 17 de abril de 2017  DownloadAcordo de cooperação técnicaAcordo de cooperação técnica que entre si celebram a fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, visando apoio mútuo institucional à ampliação das ações e programas que integram a política nacional de formação dos profissionais de educação básica.  Download

 

Equipe GestoraCoordenadora Institucional do PARFOR/UFRBProfª Drª. Fátima Aparecida SilvaCoordenadora Pedagógica da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves  Profª Drª Fátima Aparecida SilvaSecretária doS Programas:  PARFOR/UFRB. PIBID/UFRB. Residência Pedagógica UFRBJudite Araújo dos Santos

 

 

 

Turma Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro AlvesAtualmente o curso oferecido pelo PARFOR/UFRB está integrado a  turma do curso Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Esta turma foi organizada a partir das vagas remanescentes do curso diurno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e iniciou as atividades em outubro 2018 (2018.2) 

 

Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1 (Alterado pela Resolução Nº 035/2020)Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1Alterado pela Resolução Nº 035/2020Calendário Acadêmico 

 

Documentos em Licenciatura em PedagogiaMatriz Curricular : Licenciatura em Pedagogia (Diurno) PPC do Curso Licenciatura em Pedagogia (Diurno)Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Pedagogia (ACC ) Regulamento de Estágio Licenciatura em Pedagogia (Diurno e Noturno)  Planejamento Acadêmico 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro AlvesDocenteComponente CurricularDownloadProfessora Meline Nery Melo Pereira Ensino e Aprendizagem da Matemática Professora Maria Eurácia Barreto de Andrade Pesquisa e Educação Professora Sineide Cerqueira Estrela Didática I Professora Ivanete Gomes Pereira Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares Professora Maria Aparecida da Silva Andrade Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais 

 

Docentes Semestre 2020.2 (Remoto)

 

DocenteComponente CurricularCurrículo LattesMeline Nery Melo PereiraGCFP284 Ensino e Aprendizagem da MatemáticaMaria Eurácia Barreto de AndradeGCFP116: Pesquisa e Educação.Sineide Cerqueira EstrelaGCFP 019. Didática I.Ivanete Gomes PereiraGCFP286: Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares. Maria Aparecida da Silva AndradeGCFP285 Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais

 

Plataforma Capes de Educação BásicaO QUE É A PLATAFORMA CAPES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ?A Plataforma Capes de Educação Básica é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados que:

  • Abrigue o currículo dos (as) professores (as) da educação básica, dos (as) docentes e dos estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com educação básica e com a formação de professores para esse nível de ensino, dos (as) gestores e de outros (as) profissionais que atuam na escola básica, dos (as) secretários (as) de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisas relacionados à missão institucional da Capes de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica; e realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, bem como de estudos e pesquisas para a educação básica;

  • Permita à Capes realizar a gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da educação básica;

  • Disponibilize às redes de ensino informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais;

  • Oportunize aos profissionais do magistério da educação básica a socialização de suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica

Quem deve incluir seu currículo?Os (as) profissionais do magistério da educação básica, os (as) docentes e os (as) estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com a educação básica e com a formação de profissionais para esse nível de ensino, os (as) gestores e outros (as) profissionais que atuam na escola básica, os (as) secretários (as)de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisar relacionados à educação básica e à formação de professores para esse nível de ensino.    Quais serviços são oferecidos ?

  • Cadastramento o e consulta de currículos de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do magistério ou qualquer outra pessoa física que atue com a educação básica e a formação de profissionais para esse nível de ensino;

  • Operacionalização da gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da Capes.MANUAIS DO USUÁRIO 

 Eventos PARFOR

 

Entrega de itens de equipamentos de proteção individual (EPI´s), na Secretaria de Educação de Castro Alves.

No dia 29 de junho de 2021, Josevando Pereira (Gerente Técnico Administrativo do CFP e Judite Araújo (Secretária dos Programas PARFOR/ PIBID e Residência Pedagógia da UFRB no CFP) entregaram na Secretaria de Educação de Castro Alves itens de equipamentos de proteção individual (EPI’s) adquiridos com recursos provenientes da Capes em decorrência das mudanças do Plano de Trabalho do PARFOR UFRB em 2020.

A entrega dos EPI’s  em Castro Alves foi organizada pelo Setor Administrativo do CFP e recebida em Castro Alves, por Fernanda Rodrigues (Secretária de Educação do Município de Castro Alves) , Marta Cristina (Representante das professoras cursistas do PARFOR/CFP/Castro Aves ) e diretora da Creche João XXIII, e Cristiane Oliveira diretora do Colégio Municipal Luis Eduardo Magalhães, escola onde acontecem as aulas do PARFOR presenciais (antes da pandemia)  no município de Castro Alves.

Atualmente as aulas do PARFOR/UFRB/CFP/Castro Alves acontecem de forma remota, porém algumas cursistas por várias questões, entre elas dificuldades de internet, necessidade de estudar com outras cursistas para entendimentos de textos etc, necessitam de equipamentos de proteção individual como máscaras, álcool gel etc. 

Os procedimentos de compra dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) foram realizados pelo setor de compras da PROPLAN/UFRB com o acompanhamento da Gerencia Técnica Administrativa do CFP.

Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) que foram adquiridos com recursos da Capes (2020) estão sendo distribuídos para 28 professoras/r cursistas da turma de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/CFP/Castro Alves, para pessoas que são responsáveis pela limpeza e higienização das duas escolas em Castro onde funcionam as atividades acadêmicas da turma do PARFOR/UFRB para pessoas que são responsáveis pela limpeza e higienização do Centro de Formação de Professores (CFP) onde funciona a Secretaria do PARFOR no município de Amargosa e para docentes que ministrarão aulas no PARFOR/UFRB quando for possível aulas hibridas ou presencial.

  6ca538a9-429c-4937-8d90-08e4363b3032.jpg     8fa268dc-baf8-4514-b1aa-5d02e6f8419a.jpg   

  33e6b5b6-b578-4e17-90df-87208d8fb4c5.jpg6fc73b96-5f13-470c-8b3d-702fe229a3fe.jpg

 

 

Fotos Semestre 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

 

  • Componente Curricular: Pesquisa e Educação Professora Maria Eurácia Barreto de Andrade.

 

ac922714 3c44 433c b1b3 6946ef2589c4

        

2b13ce47 4053 40c5 8d57 df793f8018ab

  • Componente Curricular: Ensino e Aprendizagem da Matemática Professora Meline Nery Melo Pereira.

parfor 4

        

ok{/sliders}

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP