Supercomputador consegue mapear um segundo de atividade cerebral
O supercomputador japonês K conseguiu, com sucesso, mapear um segundo de atividade do cérebro humano. Segundo os cientistas responsáveis pelo experimento, a simulação foi a mais precisa já feita até hoje por uma máquina, apesar de representar apenas 1% do órgão e levou incríveis 40 minutos para ser calculada.
As informações são do jornal Telegraph, que lembra que o K é o quarto supercomputador mais poderoso do mundo. Seus mais de 705 mil núcleos de processamento e 1,4 milhão GB de RAM atingem uma taxa média de 10.510 TFLOP/s (operações de ponto flutuante). Mas mesmo toda essa capacidade levou uma quantia considerável de tempo para representar uma parcela mínima do órgão mais complexo do ser humano.
Para criar essa que é a maior simulação já feita até hoje, os cientistas usaram a Neural Simulation Technology (NEST). A ferramenta replicou uma rede composta de 1,73 bilhão de células nervosas, conectadas por 10,4 trilhões de sinapses, de acordo com o Telegraph.
Fonte/Leia mais no: http://info.abril.com.br/noticias/ti/2014/01/supercomputador-consegue-mapear-um-segundo-de-atividade-cerebral.shtml