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Políticas de Uso do Moodle

O Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) estabelece o presente regulamento sobre as políticas de acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem da UFRB (Moodle):

Termos utilizados

  • Plataforma: refere-se ao sistema Moodle, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, e todos os seus recursos disponíveis
  • Ambiente: refere-se ao espaço dentro da plataforma usado para interação acadêmica (disciplinas, cursos, grupo de estudos, etc)
  • Usuário: utilizador da plataforma, registrado e identificado por login e senha
  • Gestor: usuário com função de administração dentro do ambiente, controlando todo seu conteúdo (a Plataforma esta função é denominada professor)
  • Chave de inscrição: senha ou código utilizado pelo gestor para controlar o acesso de usuários ao seu ambiente
  • Backup: ato de exportar da plataforma o conteúdo total ou parcial de um ambiente, podendo ser restaurado posteriormente
  • Importação ato de transferir conteúdo total ou parcial de um ambiente para outro dentro da plataforma

1- Da utilização da plataforma

  1. O acesso à Plataforma se dá através do cadastro na página inicial em uma das plataformas. A inscrição não ocorre de maneira automática e não está vinculada ao sistema acadêmico da UFRB, cabendo a pessoa interessada realizar o seu cadastro no site;
  2. Os dados fornecidos durante a realização do cadastro serão mantidos em sigilo e não serão utilizados para outros fins, nem repassados a terceiros;
  3. Esta Plataforma destina-se exclusivamente a atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, grupos de estudo, capacitações e treinamento de pessoal) podendo ser utilizados por toda a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos), exercendo a função de gestor ou estudante do ambiente;
  4. A Plataforma não poderá ser utilizada para divulgação de conteúdos não acadêmicos, ofensivos, ameaças e discriminações de qualquer espécie;
  5. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo NTI;
  6.  Qualquer usuário da Plataforma é responsável pelo cumprimento deste regulamento, não podendo evocar o seu desconhecimento.

2 – Do conteúdo

  1.  Os usuários terão de respeitar a propriedade intelectual, não copiando, modificando, usando ou divulgando em todo ou em parte, textos, artigos, programas ou qualquer outro material, sem a permissão do seu autor;
  2. Aos usuários é rigorosamente proibido o envio de arquivos (upload) que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a leitura de dados de terceiros, conteúdo pornográfico, propagação de vírus, destruição de outros arquivos ou o não funcionamento da Plataforma;
  3. O NTI reserva-se o direito de excluir usuários que não cumpram as normas expostas, usem linguagem ou elementos gráficos inconvenientes ou ofensivos;

3 - Das atribuições dos usuários

  1.   Todos os usuários da Plataforma têm de fornecer todos os dados solicitados no momento da inscrição. Esses dados são pessoais e intransferíveis e devem ser mantidos em sigilo e utilizados apenas para a autenticação no sistema;
  2.  Qualquer usuário deverá proceder de forma responsável, garantindo o sigilo da sua senha e chave de inscrição de disciplina de forma a evitar a sua utilização fraudulenta;
  3.  Os usuários que permaneçam mais de 01 (um) ano sem acessar a Plataforma terão seus cadastros excluídos automaticamente;
  4. Sendo esta uma Plataforma de trabalho colaborativo, todos os usuários registrados devem identificar-se com uma fotografia de rosto, atualizada (editar perfil do utilizador);

 

4 - Funções gerais dos usuários na plataforma

      

      1. Perfil Visitante

      Pode apenas visualizar o curso e seu conteúdo, não podendo participar das atividades avaliativas.

      2. Perfil Estudante

      Ele é quem recebe o conteúdo do professor, interage com outros estudantes, ele envia material, participa dos fóruns e recebe avaliação. Um estudante tem um perfil de acesso e pode estar matriculado em mais       de um curso, sem a necessidade de duas contas. Possui um perfil que pode ser atualizado por ele mesmo.

      3. Perfil Moderador/Gerente

      Geralmente é uma função dada aos Tutores, que vão acompanhar o curso. A função dele será de interagir com os alunos, avaliar, tirar dúvidas, acompanhar o desempenho do curso emitir relatórios, etc. Ele não       pode editar nenhum conteúdo inserido na plataforma, ele receberá todo o curso planejado pelo Professor para atuar juntamente com o aluno.

      4. Perfil Professor

     O Professor é quem produz o material didático, pode inserir conteúdos e configurar a área geral do curso. Ele quem molda o ambiente, tem também a função de inserir alunos no curso que já esteja cadastrado        no Moodle, configurar notas e formato de curso.

     5. Autor de Cursos

     Basicamente tem as mesmas funções do professor, geralmente esses status é dado a um Coordenador de curso para que possa acompanhar o desenvolvimento da plataforma. Em um curso a distância é                    importante os alunos saberem quem é quem, por isso o status.

      6. Perfil Administrador

      O Administrador é quem tem as atribuições máximas no Moodle. Ele pode configurar todo o ambiente, tanto a página inicial e as categorias quanto os próprios cursos. Ele tem possibilidade também de acessar         com a visão de professor, moderador, aluno ou visitante, que é muito utilizado para testes.

      O administrador é responsável por solucionar os problemas técnicos que o ambiente possa ter. Ele quem tem atribuição de instalar o Moodle, quem tem acesso a senhas de FTP, de Banco de Dados, e quem             pode baixar e instalar plug-ins e temas e configurar e-mail. O portador do perfil de administrador tem acesso a todas as áreas do ambiente, pode excluir e inserir usuários e dar suas atribuições, pode alterar               materiais e organizar o ambiente. Além destas atribuições é possível também crias novos status e restringir áreas de acesso a cada tipo de usuário. É a função máster do ambiente. 

5 - Da gestão do ambiente

  1. A criação do ambiente deverá ser solicitada conforme orientações disponíveis nos tutoriais localizados na Plataforma ou na página da SEAD e atender aos requisitos do item “c)” do capítulo 1, podendo ser recusado no seu descumprimento;
  2. Prazo para atendimento do item “a)” deste capítulo será de 02 dias úteis, devendo o solicitante entrar em contato com o suporte técnico caso o prazo seja excedido;
  3. Cabe ao gestor o controle de acesso ao ambiente pelos seus usuários (fornecimento da chave de inscrição ou inscrição manual);
  4. A exclusão do ambiente acontecerá nas seguintes situações:
  5. Quando se tratar de disciplinas semestrais: de forma automática contando 02 (dois) semestres da sua criação, ficando disponível para os usuários apenas o semestre vigente mais o semestre anterior. 
    ii.  Quando se tratar de demais atividades: com a ausência de acessos no intervalo de 01 (um) ano.
    iii.   Caso seja descumprido o item “d)” do capítulo 1;
    iv.  A pedido do gestor;
  6. As responsabilidades do backup ou importação das informações do conteúdo do ambiente cabem ao gestor;
  7. O gestor do ambiente é responsável pela inserção do conteúdo das atividades e avaliações disponibilizadas na Plataforma Moodle, devendo zelar pela legitimidade dessas informações;
  8.  O gestor deve manter a equipe de suporte técnico informada sobre eventuais falhas ou deficiências no sistema.
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