Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Publicações SEAD

Capítulo de livro publicado:
 
Ano: 2017
 
SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L. Cursos Livres Massivos On-line: possibilidades de disseminação da extensão universitária EaD In: Educação a distância: percursos e perspectivas. Salvador : EDUNEB, 2017, p. 217-243.
 
Resumos de artigos publicados em anais de eventos:
 
Ano: 2017
 
SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L. MOOC - Massive Open Online Courses: O que atrai os seus participantes? In: I Enicecult - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Santo Amaro da Purificação.  Caderno de Resumos. , 2017. p.619 - 622
 
SANTO, E. E; CARDOSO, A. L. MOOC - Massive Open Online Courses: O que atrai os seus participantes? In: I Enicecult - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Santo Amaro da Purificação.   Caderno de Resumos., 2017. p.619 - 622
 
Apresentação de trabalhos em eventos:
 
Ano: 2017
 
SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; LOZADA, E. G. M.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G.; BARRETO, L. S. Massive Open Online Courses (MOOC): uma estratégia para a extensão universitária EaD ESUD 2017 - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017. Apresentação de Trabalho.
 
SANTO, E. E.; SOARES, C. Q.; RIBEIRO, J. V. A. R. Mediação pedagógica EAD: uma análise na perspectiva das práticas tutoriais, 2017. EDUCON - XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017. Apresentação de Trabalho.
 
SANTO, E. E. Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, 2017. Conferência Semana Pedagógica CETEC 2017.1. UFRB.
 
SANTO, E. E., 2017.  IV Semama Universitária da Unilab. Mesa redonda.
 

Artigos publicados em revistas científicas:

Ano: 2017

COLVARA, J. S.; SANTO, E. E.  Os principais impasses na utilização no método da sala de aula invertida no ensino superior. Revista TICs EaD em Foco, São Luis, v. 3, n. 2, jul.-de, p. 113-126 2017 . Disponível em: http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/221

Ano: 2016

SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G. Mediação Pedagógica na Educação a Distância: um mosaico de ideias na perspectiva da formação do tutor presencial. Revista TICs e EaD em Foco, v.02, p.7 - 20, 2016. Disponível em: https://goo.gl/8kZumy

SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; SANTOS, A. G.; FONSECA, K. Z. Desafios pedagógicos na implantação de cursos MOOC: um relato de experiência na UFRB. Revista de Educação a Distância - EmRede, v. 03, n. 1, 2016, p. 109-118.  Disponível em: http://migre.me/uWfEl
 

Artigos publicados em anais de eventos científicos:

Ano: 2017

SANTO, E. E.  CARDOSO, A. L.; LOZADA, E. G. M.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G.; BARRETO, L. S. Massive Open Online Courses (MOOC): uma estratégia para a extensão universitária EaD In: ESUD 2017 - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p.1910 - 1921
 
JESUS, J. P.; CARDOSO, A. L.; MELO, G. R.; SANTO, E. E. Uma introdução à geometria não euclidiana no ensino médio: a geometria dos fractais In: ESUD 2017 - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande.   Anais do ESUD 2017. Rio Grande: Editora da FURGS, 2017. p.257 - 270
 
BOGEA, E. L. A.; SANTO, E. E. A aprendizagem colaborativa na educação a distância: uma análise sob a ótica das teorias sociointeracionista e conectivista In: ESUD 2017 - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande.   Anais do ESUD 2017. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p.1897 - 1909.
 
 COLVARA, J. S.; SANTO, E. E. Aprendizagem ativa: autonomia ao aprender e ensinar In: ESUD 2017 - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande.   Anais do ESUD. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p.1934 - 1944.
 
SANTO, E. E.; SOARES, C. Q.; RIBEIRO, J. V. A. R. Mediação pedagógica EAD: uma análise na perspectiva das práticas tutoriais In: XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017, São Cristovão.  Anais XI EDUCON. São Cristovão: UFS, 2017. v.11. p.01 - 07

Ano: 2016

SANTOS, A. G.; CARDOSO, A. L.; FONSECA, K. Z.; SANTO, Eniel do Espírito; VIEIRA, R. B. A EaD no Brasil: o eterno retorno In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância II Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2016, São João Del Rei.   Anais ESUD CIESUD 2016. São João Del Rei: UFJF, 2016. v.1. p.1122 - 1136
 
FONSECA, K. Z.; SANTOS, L. A.; VIEIRA, R. B.; SANTO, Eniel do Espírito; CARDOSO, A. L.; SANTOS, A. G.; BARRETO, L. S. Custos com matéria prima em uma unidade de alimentação e nutrição: análises e estratégias In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância II Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2016, São João Del Rei.   Anais ESUD CIESUD 2016. São João Del Rei: UFJF, 2016. v.1. p.1515 - 1524
 
ESPÍRITO SANTO, Eniel do; FONSECA, K. Z.; CARDOSO, A. L.; SANTOS, A. G.; BARRETO, L. S. Massive Open Online Courses: análise dos motivos infuenciadores na escolha dos cursos pelos participantes In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2016, São João Del Rey. Anais ESUD CIESUD 2016. São João Del Rey: UFJF, 2016. v.1. p.1715 - 1729
 
ESPÍRITO SANTO, Eniel do; LUZ, L. C. S.; SOARES, C. Q.; CARDOSO, A. L. Mediação pedagógica da tutoria presencial no ensino superior a distância: um estudo de caso em um Polo de EaD In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos.   Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos: UFSCar, 2016. v.3. p.1 - 12. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1899

PEREIRA, W.; OLIVEIRA, C. J.; MASCARENHAS, R. M.; CARDOSO, A. L.; BARRETO, L. S.; SANTO, SANTO, E. E.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G. MLabs: uma proposta de experimento do pêndulo simples com dispositivo móvel no ensino da Física In: XVI Workshop de Educação e Informática da ERBASE (WEIBASE), 2016, Maceió. Anais do XVI Workshop de Educação e Informática da ERBASE (WEIBASE). Maceió: IFAL, 2016. v.01. Disponível em: https://goo.gl/IdnJ9I

SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G.; BARRETO, L. S.; MASCARENHAS, R. M. Open Educational Resources: initiatives towards culture implementation at a public university. In: UNESCO -UNIR ICT & Education Latam Congress 2016, 2016, Bogotá. Integration of formal and informal contexts, for a better learning and a better teaching. UNESCO-UNIR ICT & Education Latam Congress 2016. Proceedings book. Logroño: UNIR Research, 2016. Disponível em: http://research.unir.net/unesco-congreso/proceedings-available-unesco-unir-ict-education-latam-congress-2016/

Ano: 2015

SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; FONSECA, K. Z.; SANTOS, A. G. Desafios pedagógicos na implantação de MOOCS: um relato de experiência na UFRB In: XII ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais XII ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNEAD - UNEB, 2015. v.01. Disponível em: http://esud2015.uneb.br/tpl/mobile/index.html#p=1

CARDOSO, A. L.; BARRETO, L. S.; MELO, G. R.; MASCARENHAS, R. M.; PEREIRA, W.; SANTO, SANTO, E. E. Pocket Labs: a proposal to experimentation in science and technology In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Proceedings of EDULEARN15 Conference. IATED, 2015. Disponível em: https://library.iated.org/view/LIMACARDOSO2015POC

CARDOSO, A. L.; MASCARENHAS, R. M.; SANTOS, A. G.; FONSECA, K. Z.; SANTO, E. E. Quick Voice APP: an accessibility tool for visually impaired In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Proceedings of EDULEARN15 Conference, 2015. Disponível em: https://library.iated.org/view/LIMACARDOSO2015QUI

SANTO, E. E.; CARDOSO, A. L.; SANTOS, A. G. Reflecting about the Presential Tutor Role in Distance Education: a Case Study in an Associated Center In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED Academy, 2015. p.7280 – 7287. Disponível em: https://library.iated.org/view/ESPIRITOSANTO2015REF

registrado em:
Fim do conteúdo da página