Dicas em Cachoeira!

 

Estamos cada vez mais perto do nosso Encontro em Cachoeira-BA!  Para que todos possam se programar melhor, segue algumas dicas da cidade!

CLIMA

A cidade possui um clima tropical.  Durante o mês de abril, geralmente, temos dias bastante quentes e úmidos, com chuvas pontuais no início da manhã.  Como a cidade está numa região montanhosa formando um vale, a sensação térmica do calor sempre é maior que a temperatura real. A previsão do clima durante os dias do VIII Enapegs é de temperatura máxima de 29º e mínima de 26º, com umidade relativa de 60%.

Recomendamos usar roupas leves, sandálias confortáveis e tomar bastante água, principalmente, durante o dia.

Manteremos ar-condicionados ligados nas salas e auditórios.  Assim, recomendamos aos mais friorentos que tragam lenços, echarpe, blusas ou casacos mais finos de mangas longas etc. As noites têm feito climas bem agradáveis. 

Aproveite para contemplar e sentir a brisa às margens do Rio Paraguaçu.

ONDE COMER

A maioria dos restaurantes e bares da cidade ficam no Centro, sendo possível ir caminhando do CAHL/UFRB até eles. Durante o evento todos receberão materiais informativos com dicas de restaurantes e bares na cidade.

BANCOS

Existem agências do Banco do Brasil, Caixa (ao lado do CAHL/UFRB) e Bradesco, em Cachoeira e São Félix.  Além disso, há um caixa multibanco no Supermercado Pereira, próximo ao CAHL/UFRB.

Quase todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartão de débito e, alguns, cartão de crédito. 

INTERNET E TELEFONES

O código de área em Cachoeira é 75.  Há cobertura para todos as operadoras de telefonia móvel.

Há internet wi-fi na maioria das pousadas e no Cahl/Ufrb, além de algumas lan houses. No Cahl/Ufrb, os participantes do Enapegs poderão também usar o laboratório de informática.

Para quem usa modem móvel, há cobertura da Vivo, Oi e Claro.  Porém, salientamos que não operam com tecnologia 3G ou 4G sendo, geralmente, com velocidade bem lenta.

LOCOMOÇÃO NA CIDADE

Cachoeira é uma cidade pequena, sendo possível se locomover pelo Centro da cidade onde está o CAHL/UFRB, as principais pousadas, restaurantes e bares, caminhando.  Aliás, o que é bastante agradável, principalmente, às margens do Rio Paraguaçu. 

Não há serviço de transporte público na cidade.  Há táxis e moto-táxis.

Durante o dia e a noite, até umas 20 h, é bastante tranquilo caminhar.  Evite caminhar sozinh@ após este horário, principalmente, na Ponte D. Pedro.  Na região da orla do Rio Paraguaçu sempre está mais movimentada.

GUIA TURÍSTICO DE CACHOEIRA-BA

Além das várias informações sobre a cidade que existem na internet, existe um aplicativo para telefones móveis (IPhone e Android) – Guia Turístico de Cachoeira – BA, gratuito.

 

 

 

Espaço de trocas

Prezados e Queridos Colegas,

Estamos concluindo a organização do Espaço de Trocas de Metodologias de Formação em Gestão Social e gostaríamos de contar com a ajuda de vocês, mais uma vez.
Este espaço foi pensado para funcionar como um espaço de apresentação, troca e mediação de conteúdos relacionado à formação em gestão social, com especial interesse para as metodologias. Sua proposta é uma realização do Observatório da Formação em Gestão Social (UFBA, UFCA, UDESC, PUC-SP, UFRB, EACH-USP, UFT, PUC-MG), com o apoio do Paidéia - Laboratório de pesquisa transdisciplinar sobre metodologias integrativas para a educação e gestão social da UFCA.
A participação está aberta a todos e para tal basta somente nos enviar o material a ser apresentado ou nos enviar um email avisando que o tal material chegará no primeiro dia do Enapegs.
Exemplos de materiais que são muito bem vindos:
1. Relatos de práticas de ensino
2. Instrumentos didáticos e metodológicos já desenhados ou em construção
3. Descrições de dinâmicas, oficinas e workhop para a formação em gestão social, que podem se relacionar tanto a cursos inteiros como a disciplinas separadas
4. Formatos não tradicionais para trabalhos de conclusão de curso, nos diferentes níveis de ensino 
5. Experiências de ensino ou extensão interdisciplinares no contexto da formação em gestão social
 
Os materiais de apresentação, troca e mediação podem aparecer nos seguintes formatos:
1. Posters impressos que serão fixados nas paredes
2. Impresso, como livros, revistas, artigos, papers, relatos etc
3. Digital, como livros, revistas, artigos, papers, relatos etc 
 
Teremos a disposição estantes, caixas de papelão, parede e computadores para dar suporte e permitir o acesso aos materiais enviados. Mande seu trabalho, poi teremos muito prazer em conhecê-lo e ajudar a divulgá-lo!
Este espaço de trocas será organizado, enfim, para que trocas sejam feitas em modo muito confortável. Teremos uma pequena biblioteca, aberta para a chegada de novas contribuições. Todos os materiais do Observatório da Formação em Gestão Social e Paidéia estarão à disposição para trocas, usos e consultas.
O espaço ficará aberto durante todo o VIII Enapegs, na sala 20. Teremos um conjunto de monitores aptos a colaborarem com as trocas desejadas.
Conheçam os monitores do Espaço:
Jaqueline Sena (UFBA)
Pedro Guido Guimarães (UFBA)
Maria Lais Leite (UFCA)
 
Além destes queridos monitores, teremos ainda a ajuda e participação de alunos da UFBA e da UFCA.
O Espaço ficará ainda responsável pela distribuição de dois livros impressos:
  • Dicionário para a formação em gestão social - Rosana de Freitas Boullosa (Org). Salvador: Editora CIAGS/UFBA, 2014. 210 p. ; 25cm (Série Editorial CIAGS, Coleção Observatório da Formação em Gestão Social). ISBN 978-85-60660-10-0.
  • Gestão Social: mobilizações e conexões – Luciano Junqueira, Sylmara Dias, Mariângela Belfiore, Patricia Mendonça – (Orgs.) – LCTE Editora, São Paulo, 2013.
Além destes, se responsabilizará pela divulgação do número temático sobre metodologias da Revista RIGS:
  • Metodologias Integrativas para a Participação - Valéria Giannella e Vanessa Louise Batista (Orgs). Revista Interdisciplianr em Gestão Social / RIGS, número temático. 
Conheça ainda a nossa programação! Teremos duas ótimas oficinas e uma Roda de Diálogo, programadas para os dias 29 e 30 de abril de 2014!
 
Um cordial abraço e sigamos juntos aprendendo,
 
Rosana Boullosa/Observatório da Formação em Gestão Social
Valéria Giannella/ Paidéia - Laboratório de pesquisa transdisciplinar sobre metodologias integrativas para a educação e gestão social 

Programação do Sarau Gestão Social

A Comissão Organizadora do VIII Enapegs está nos preparativos finais para receber a todos da melhor maneira possível.

Temos o prazer de divulgar a programação do Sarau Gestão Social.

Agradecemos a todos que se inscreveram e enviaram previamente suas propostas para o Sarau. Para quem não conseguiu se inscrever, teremos Espaços Abertos para que você possa ainda mostrar e compartilhar sua arte.  Inscreva-se durante o evento!

Lembramos que o Sarau inicia no dia 27 de abril, às 19h30 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB!  Queremos recebê-l@s com toda a afetividade do Recôncavo da Bahia, com muita alegria, cultura e arte...e, óbvio, muito samba de roda!

Baixe a programação do Sarau Gestão Social.

 

Chamada para lançamento de livros, revistas e outras obras

Caros colegas,
 
O Enapegs 2014 organizou um espaço para o lançamento de livros, revistas e outras obras. Os interessados devem enviar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com o seguinte assunto: LANÇAMENTOS - ENAPEGS 2014. 
Este espaço acontecerá em 28 de abril de 2014 (segunda-feira), das 19h45 às 20h30, no Foyer do Auditório do CAHL.
A DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS É 08 DE ABRIL DE 2014.
As informações necessárias são:
Título da obra:
Breve síntese da obra:
O que é: (livro, revista, outros)
Autor(es)/organizador(es):
Ano da obra:
Editora:
Quantidade de exemplares que serão levados para o lançamento:
Forma de distribuição desejada: distribuição gratuita, venda etc.  Se venda, informar o valor de venda.
Quem ficará responsável pelo lançamento:
Telefone de contato:
Outras eventuais observações:
 
Vamos construir um espaço plural e agradável de circulação de ideias e produtos!
Um cordial abraço e sigamos construindo novas pontes até Cachoeira!
 
Comissão Científica do Enapegs 2014