Cultura e economia criativa no Recôncavo: um possível eixo de articulação no CAHL?
Possibilidades de articulação marcaram o primeiro dia do II Encontro Recôncavo: nos caminhos da gestão pública. Após boas vindas do Coordenador do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), Prof. Jorge Antonio Santos Silva, Profa Daniela Abreu moderou a mesa redonda Cultura e economia criativa no Recôncavo, com a participação do Prof. Jorge (também representando a OBEC), da Profa Carmem Lucia Castro Lima (Bahia Criativa / SECULT) e das alunas do Curso de Cinema e Audiovisual Ohana Souza (Coletivo Gaiolas) e Glenda Nicacio (Rosza Filmes).
Prof. Jorge Antonio abre o II Encontro Profa Daniela coordena a mesa redonda
Profa Carmen, após conceituar economia criativa, apresentou, em linhas gerais, alguns aspectos das políticas de fomento. Em seguida Prof. Jorge descreveu o Observatório da Economia Criativa (OBEC). Ohana e Glenda coroaram a mesa ao discutir, de maneira simples e objetiva, a gestão da produção no Recôncavo, abordando questões como a capacitação local, a captação de recursos, a identidade dos coletivos, a necessidade (ou não) da formalização dos grupos para se manterem em atuação, as dificuldades de divulgação dos produtos, entre outros. Cinema e gestão se colocaram em diálogo mais que necessário. Concluídas as falas, a platéia pode encaminhar suas perguntas e inquietações. Ao final do debate, Prof. Jorge lançou um desafio: pensar e concretizar um CAHL criativo para um Recôncavo criativo.
Profa Carmem Lucia Castro Lima
A mesa foi encerrada com o curta Olho A’dentro Povo Cigano, do Coletivo Gaiolas. Em seguida, os participantes se dirigiram ao foyer do Pavilhão Leite Alves, para uma sessão de posters, composta por trabalhos de conclusão do semestre de alunos das disciplinas Introdução à Gestão Pública, Tóp. Esp.: Gestão Cultural, Instituições políticas e Direito. Juntos, alunos de vários semestres apresentaram seus trabalhos.
Visitação aos posters Equipes apresentam seus trabalhos.
A organização do evento conta com expressiva participação dos alunos de Gestão Pública. O Colegiado do CSTGP agradece, em especial, ao apoio do NUATE e de seu coordenador, Leandro Alex.