Nudoc apresenta a exposição "Outras Pinturas" no mês de maio
Durante todo o mês de maio o NUDOC - Núcelo de Documentação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vai abrigar a exposição Outras Pinturas, do artista Denilson Santana. Trata-se de um apanhado geral sobre o conceito de pintura, com amostras de novos e recentes trabalhos apresenetados em salões, bienais e coleções de arte, bem como investigações acerca do valor da obra e seus prolongamentos.
Sobre o trabalho de Denilson Santana:
A pintura experimentalista constitui prática cotidiana, bem como a arte literária, linguagem que também ocupa largo espaço na carreira do artista e pesquisador em artes visuais (Bienal Jornal Agora).
É um crescente dialogo de relações de seu próprio consumo com o consumo da arte pela arte e o artista como fruto de sua retroalimentaçao visual. Assim, fica evidente a postura e vislumbre da mescla história versus estória na formação do indivíduo, onde relações sociais ampliam-se no conceito e indiferença (Jornal de Letras e Artes , UEFS).
A arte contemporânea que não consegue ser conceituada por teóricos, críticos, historiadores da arte, aquela que é heterogênea, múltipla, diversa, dispersa, que foge das regras, normas e bordas pode ser fidelidade às tendências, às instituições legitimadoras, fidelidade ao mercado, enfim, uma fidelidade capitalista. Pode também ser traição. E é esta arte que nos interessa, isto é, a arte contemporânea como traição (18° ANPAP. ‘’Arte contemporânea como traição ou tragam seus traíras!.’’ - Prof ª. Dra. Maria Beatriz de Medeiros – UnB).
O desafio do curador brasileiro Denílson Santana chegou... o corpo é sempre o ponto de partida. A sua expressão é a sua inquietude. O tema atual da sua arte não surgiu por acaso. Houve investigação e análise. Dúvidas e confirmações (Revista Pública, Portugal).