NUDOC faz parceria com Projeto para realização de atividades de Cultura, Arte e Educação
Desde o dia 15 de julho estão sendo realizadas atividades voltadas para Cultura, Arte e Educação no prédio onde funciona o Núcleo de Memória e Documentação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (NUDOC/UFRB). Trata-se da iniciativa do Projeto Ourua, coordenado por Luísa Mahin. Este Projeto atua com diversas ações, tendo a formação e fruição artístico-cultural como instrumentos de transformação social.
Estão sendo desenvolvidas formações, oficinas de arte e cultura, além de uma programação artística periódica nas comunidades de Cachoeira, Maragojipe e São Félix. Ao final, será publicado um livro de socialização da experiência e reflexão da cultura, da arte e da educação como potenciais para a promoção do desenvolvimento de territórios. Crianças, adolescentes, educadores (formais e não formais) e a comunidade em geral são o público-alvo.
As inscrições para as formações e oficinas do projeto estão abertas desde o dia 10 de junho, são gratuitas e podem ser feitas na sede da Casa de Barro, rua do Amparo, nº 34, centro de Cachoeira ou pelo site www.casadebarro.org.
As Oficinas estão distribuídas de acordo com o público, tendo: Teatro para Iniciantes, formação de Contadores de Histórias, Dança Afro Contemporânea, Dedinho de Prosa, Cadinho de Memória: Investigação e Registro da Memória Oral para infância e juventude; Formação em Educação Patrimonial e Cultura Afro e Indígena e Arte Educação para educadores.
No mês de julho, desde o dia 15 estão ocorrendo no NUDOC e outros locais em Cachoeira as oficinas Dedinho de Prosa e Teatro para iniciantes. Em São Félix começou dia 17 a oficina de formação de contadores de história.
Os trabalhos de formação artística e arte-educação terão resultados variados, que vão da montagem de espetáculos aptos à apresentação para escolas e público em geral, à produção de um vídeo-documentário e de um livro com registro da memória oral e tradições culturais da região.
As formações para os educadores serão desenvolvidas com metodologias de vivência, propondo-se a sair da delimitação dos espaços da sala de aula e experimentar o contexto das atividades envolvidas.
Também serão realizados espetáculos teatrais nas três cidades, gratuitos e abertos a toda comunidade. Além disso, um fórum será criado para fomentar discussões para a construção de um projeto político local que vitalize e perenize a educação patrimonial de maneira efetiva nos processos educativos e culturais da região. Os encaminhamentos deste fórum serão levados à gestão municipal no intuito de se transformarem em políticas públicas para o desenvolvimento humano e cultural das cidades envolvidas.
Sobre a Casa de Barro
A Casa de Barro é uma organização cultural criada em 25 de julho de 2005 a fim de contribuir com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Nossos esforços são empreendidos para preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial, incentivar a escrita e as leituras (de livros e do mundo). No mundo dos livros trabalha também com a edição, circulação, difusão e o intercâmbio lítero-cultural com países da África lusófona, América Latina e Caribe. Busca favorecer o fortalecimento da autoestima e a construção/afirmação da cidadania, com ações concentradas para o público infanto-juvenil, educadores (educação formal e não formal), comunidade e formadores de opinião em geral.
Abaixo segue a programação das atividades:
JULHO
Oficina de Teatro para Iniciantes
Ministrante: Tânia Soares (Teatro Griô)
Datas: 17/07 a 10 / 08
Horários: 14 às 17h
Dias: quartas e sextas
Local: NUDOC
Ed. Patrimonial e Afro-Indígena: Educação Patrimonial (des)construindo para construir
Ministrante: Profª. Ms. Rita Salvador
Datas: 18, 19, 25, 26/07 , 01 e 02/08
Horários: 18h às 21h
Dias: quintas e sextas
Local : NUDOC
AGOSTO
Políticas e práticas transversais de leitura e escrita no contexto local: memória, escrita criativa, investigação literária e educação patrimonial
Ministrante: Prof. Ms. João Vanderlei de Moraes Jr.
Datas: 03 e 04/08
Horários: 09h – 12h e das 14h -17h
Dias: sábado e domingo
Local: NUDOC
As implicações práticas da lei 10.639/03 nas instituições de ensino formação .
Ministrante: Profª. Ms. Rita Dias
Datas: 22 e 23 /08
Horários: 18h às 21h
Dias: quinta e sexta-feira
Local: NUDOC
Agosto e Setembro
O Recôncavo Baiano – sua formação econômica e social.
Ministrante: Prof. Ms. Luis Claudio Nascimento
Datas: 20, 21, 27 e 28/08 e 03 e 04/09
Horários: 18h às 21h
Dias: terças e quartas
Local: NUDOC
Formação em Arte – Educação
Ministrante: Professora Especialista em Arte - Educação - Petinha Barreto
Datas: 13/09 a 22/09
Horários: sextas das 18 às 22h e sábados e domingos das 08 às 17h.
Dias: sextas, sábados e domingos
Local: NUDOC
A programação final para os meses de Setembro à Novembro ainda será divulgada.