Exposição Âmago do Recôncavo
O Recôncavo Baiano, devido a miscigenação de povos, é rica em suas manifestações culturais, que nas suas mais diversas expressões, samba de roda, divindades religiosas, festas profanas, brincadeiras infantis e a capoeira, influenciam no processo criativo dos artistas da região. Partindo da observação sobre a adversidade de estilos no qual esses artistas trabalham, notou-se que cada um dentro de suas características particulares, importam para suas criações a representação do meio em que vivem.
A exposição tem como objetivo, apresentar um pensamento conceitual sobre os trabalhos de seis artistas do Recôncavo Baiano, que diferem em suas produções, porém, trazem essa característica em comum, que é a representação temática em suas obras da diversidade cultural da região. Essa diversidade cultural é entendida aqui, como todas as influências externas, na sua maioria costumes e tradições de uma região, que colaboram na formação dos artistas e, consequentemente são retratados em seus trabalhos.
Ao reunir sob o mesmo espaço esse conjunto de pinturas, o discurso conceitual desta exposição busca permitir uma contemplação e conscientização coletiva dos reais valores dessas manifestações culturais, que são patrimônios imateriais da humanidade eternizadas nas obras desses artistas. Sendo assim, não serão reunidos e apresentados apenas quadros, mas todo um conjunto de valores e conhecimentos intrínsecos plasticamente nas obras. Os artistas cujas obras estarão expostas são: Billy Oliveira, Dina Garcia, Gabriel Ferreira, Pirulito, Suzart e Tina Melo, com uma performance.
Márcia Schlapp
Abertura dia 07/02/2014 às 19:00h
Visitação de 08/02 até 05/03/2014.
Local: Espaço NUDOC/UFRB, Rua Ana Neri, 09 - Cachoeira/BA, ao lado da casa paroquial. (entrada franca).