NUDOC realiza oficina para recuperação de acervo históricos
O Núcleo de Memória e Documentação (NUDOC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promoveu a oficina "Prática de Conversação do Patrimônio Cultural e Documental" que ocorreu nos 12 e 13 de julho. As aulas aconteceram no Centro de Artes, Humanidades e Letras e foram ministradas pela Historiadora, Especialista em Arte e Patrimônio e em História Social e Econômica, Ritta Maria Moraes Correria Mota.
Segundo a historiadora Ritta Maria, o acervo do NUDOC revela histórias de cidades do Recôncavo da Bahia entre elas Maragogipe e são Felix, podendo abordar várias vertentes de pesquisas como o patrimônio histórico e familiar e um estudo de gênero, “a documentação do NUDOC é de extrema importância! Existem processos criminal e de matrimonio que relatam o contexto e um cotidiano da sociedade do recôncavo”.
A oficina surgiu de acordo com a Coordenadora de acervo documental do NUDOC, Adriana Ribeiro, a partir das necessidades da instituição com relação à equipe interdisciplinar. Que necessita ter, conhecimentos básicos sobre preservação e conservação para assim poder trabalhar com o acervo presente Núcleo de Documentação.
O curso teve como objetivo apresentar aos alunos conceitos e informações básicas presentes no processo de preservação/conservação de acervos bibliográficos, visando salvaguardar as obras e o que estão contidos nelas.
Grazzy Farias
Mirielly Brito