29 de Setembro Metodologias 16h Cruzadas com Vinícius Zacarias
É com alegria que o Seminário Metodologias Cruzadas anuncia seu retorno. Nosso primeiro encontro do semestre será dia 29 de setembro, às 16h, presencialmente no Auditório do Hansen - Cachoeira.
‘
‘Etnografia da “Cena Quente”: Dramas, Roteiros e Memórias da Viadagem Racializada no Centro de Salvador.’’Este é o título da pesquisa de nosso primeiro convidado para essa troca de saberes, Vinícius Zacarias (Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos - POSAFRO/UFBA)
Vinicius vai compartilhar com a gente seus desafios e descobertas no processo etnográfico de uma rede de artistas racializados e sexo diversos que compõem a cena underground do centro urbano de Salvador.Inspirado nos estudos multidisciplinares de performance e a partir do significante comum “fechação”, conjuga roteiros dramáticos e memoráveis, envoltos numa diversificada teia de signos, que perpassa as identidades performáticas e a vida social destes sujeitos. Para isso, Vinicius articula aspectos híbridos e críticos da agência social entre artistas e frequentadores dos redutos noturnos gays das Avenidas Sete de Setembro e Carlos Gomes, especialmente dos bares Âncora do Marujo e Carmem Lounge Bar, e personalidades do Centro Histórico de Salvador, especificamente do Pelourinho. Estes atores marcados por estigmas de classe, raça e sexualidade buscam representar alternativas locais e nacionalmente enraizadas de resistência a estas diferentes formas de subalternidade, sendo diferenciados por processos relativos a afirmação identitária e as disputas políticas conformadas a esta cena urbana e cultural de Salvador. A partir da perspectiva de campo, ele compreende que a “cena quente” ao mesmo tempo que é geradora de talentos, também produz conflitos, contradições e difusamente oscila entre históricos de glória e decadência, efeitos das inequívocas desigualdades estruturais contemporâneas.
A apresentação e discussão será seguida de uma pequena socialização entre os participantes, às 17.30h, também no Hansen. Esperamos todxs!!!
Suzana Maia
Professora de Antropologia e Estudos de Gênero
Centro de Artes, Humanidades e Letras, CAHL
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB
Área de anexos