Curso: Uso de Sensores para Monitoramento do Sistema Solo-Água-Planta Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso: Uso de Sensores para Monitoramento do Sistema Solo-Água-Planta

Publicado: Quarta, 22 Agosto 2012 11:45

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Grupo de Pesquisa de Irrigação e Fertirrigação), estarão promovendo o Curso de Atualização USO DE SENSORES PARA MONITORAMENTO DO SISTEMA SOLO-ÁGUA-PLANTA, nos dias 14 e 15 de setembro de 2012.

Apresentação

A necessidade de monitoramento do estado de água no solo e na planta em interação com a atmosfera requer uso de equipamentos e de sistemas de aquisição de dados apropriados. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia juntamente com a Embrapa Mandioca e Fruticultura tem se dedicado a prioritariamente a pesquisas de manejo de irrigação especificamente com uso de sensores para monitoramento do sistema solo-água-planta.

O curso a ser proposto é mais uma atividade dentro dessa linha de uso racional de água na agricultura irrigada, onde se pretende atualizar os conhecimentos de uso de equipamentos para monitoramento de água no solo e na planta.

Espera-se com o evento proceder a atualização de conhecimentos do uso de equipamentos (dataloggers, TDR, FDR), de forma a trazer as mais recentes informações sobre os equipamentos mais comuns de estimativa de umidade do solo, como a reflectometria no domínio do tempo (TDR) e a reflectometria no domínio da frequência (TDR) e estimativa do fluxo de seiva envolvendo métodos e equipamentos. O minicurso a ser ministrado servirá de capacitação dos participantes que já possuem equipamentos e ou conhecimento de uso dos mesmos.

Objetivos

a)    Capacitar estudantes de pós-graduação a utilizarem equipamentos de medição de umidade a base de reflectometria no domínio do tempo e da frequência;

b)   Capacitar estudantes de pós-graduação a utilizarem equipamentos de medição de fluxo de seiva.

Público alvo

a)    Docentes e pesquisadores

b)   Técnicos especializados

c)    Estudantes de pós-graduação

Número de vagas

a)    Docentes e pesquisadores (UFRB e Embrapa): 4 vagas

b)   Estudantes de pós-graduação: 12 vagas

c)    Técnicos especializados: 4 vagas

Programação e organização

08h:00 – 09h:00

09h:00 – 10h:15

10h:15 – 10h:30

10h:30 – 12h:00

14h:00 – 16h:00

16h:00 – 16h:15

16h:15 – 18h:00

Irrigação localizada: tecnologias NAANDANJAIN

Revisão do uso de reflectometria no domínio do tempo e da frequência

Elementos de programação do CR 1000 para uso com a TDR 100

Programação de coleta de dados da TDR 100 com uso de multiplexadores

Prática de montagem e programação em campo

08h:00 – 09h:45

09h:45 – 10h:00

10h:00 – 11h:15

11h:15 – 12h:00

14h:00 – 15h:15

15h:15 – 15h:30

15h:35 – 17h:00

Manuseio e uso da sonda “diviner 2000”

Intervalo

Métodos de estimativa do fluxo de seiva em plantas

Prática de montagem e programação em campo

Aplicação dos métodos de balanço calor e de Granier

Estudos de casos

Docentes/Instrutores

Lucas Melo Vellame (IF Sertão – PE)

Eugênio Ferreira Coelho (Embrapa)

Ligia Borges Marinho (UNEB)

Alisson Jadavi P. da Silva (IF BA)

Jussimar da Silva Rocha (PPGCA)

Comissão organizadora

Vital Pedro da Silva Paz (UFRB)

Eugênio Ferreira Coelho (Embrapa)

Greice Ximena Santos Oliveira (UFRB/CAPES)

Inscrições e informações

As inscrições para preenchimento das vagas serão efetivadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Todas as informações de interesse podem ser obtidas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.