Fechar
Evento

V Reunião da SAB Nordeste

28/06 a 30/06

Salvador, Cachoeira e São Félix

Acessar Site do Evento

Nesta quinta edição, a reunião bianual da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Sessão Nordeste, será realizada em Salvador, no período de 28 a 30 de junho, e terá como tema central "Nós, arqueólogos, e os outros. Ação e reflexão sobre a prática da Arqueologia no Nordeste". As instituições organizadoras são a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento científico tem por público-alvo os profissionais arqueólogos, professores e estudantes dos quatro cursos de graduação e pós-graduação que funcionam no Nordeste, sejam sócios ou não da SAB. O evento acolhe, naturalmente, os pesquisadores de outras partes do Brasil que atuem em território nordestino e que desejem tornar públicas suas pesquisas. É esperado, ainda, que integrantes do staff administrativo estadual ou municipal participem para se familiarizar com todos os aspectos vinculados à prática arqueológica.

Também objetiva atrair um público de não especialistas, que tenha interesse nas questões essenciais da Arqueologia, seja para aumentar o conhecimento sobre esta ciência, seja porque tem necessidade de compreender o mundo arqueológico por questões educacionais, empresariais, econômicas ou institucionais. Será a ocasião apropriada para que o público em geral possa conhecer os resultados das pesquisas recentes, realizadas em território nordestino, estudos estes que vêm aumentando substancialmente nos últimos anos.

É a primeira vez que a SAB realiza uma reunião em Salvador. A comissão organizadora espera que o impacto da reunião possa repercutir em outras esferas além da acadêmica, como nos órgãos e instituições que planejam e executam programas econômicos e educacionais, ou no campo das organizações não governamentais que trabalham com comunidades, meio ambiente e patrimônio cultural.

Programação

A programação da V Reunião da SAB Nordeste prevê a participação de 250 autores, distribuídos em quatro conferências, cinco mesas redondas, seis grupos temáticos de discussões, quatro sessões de comunicações livres e também apresentação de sessenta pôsteres. No último dia, será realizada uma excursão a Cachoeira e Coqueiros (no Recôncavo da Baía de Todos os Santos). Todas as atividades estão centradas na discussão e reflexão sobre o papel que cumprem os arqueólogos no momento atual, na potencialidade da Arqueologia em termos de aportes teóricos e práticos para uma transformação social participativa e sustentável e nos posicionamentos e conquistas que os profissionais da área vêm tendo para alcançar objetivos humanísticos.

Locais de realização

O evento se caracteriza por ser pluri loci, ocorrendo no Teatro Gregório de Mattos, com as sessões de abertura e encerramento e as de conferências, e nos Centro Cultural Barroquinha, Museu Eugênio Teixeira Leal e Casa dos Setes Candeeiros do IPHAN, para os grupos temáticos de discussão e mesas de apresentações orais livres. Haverá também duas pequenas mostras no Museu Eugênio Leal e no Museu de Arqueologia e Etnologia, além de apresentação de pôsteres no Teatro Gregório de Mattos.

Inscrições no site do evento. As vagas são limitadas.

Evento publicado em: 19/06/2018

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!