Realizar atividades de pesquisas, ensino, extensão e prestação de rotina na área das doenças infecciosas.
Desenvolver pesquisas na área básica e tecnológica da doenças infecciosas, imunologia e microbiologia; Estabelecer rotina do laboratório de doenças infecciosas com relação as técnicas de diagnóstico; Desenvolver pesquisas para elaboração de teses de doutorado, dissertações de mestrado, TCCs, dentre outras produções intelectuais.
10 estudantes de Iniciação científica (PIBITI, PIBIC E PIBEX), 10 Pós-graduandos de Mestrado.
Prestação de rotina de dignóstico para Doenças Infecciosas.
Disponibilizaremos em breve.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Docentes da UFRB.
-
Respeitar a utilização correta da máscara de proteção, não utilizá-la abaixo do nariz, não cobrir somente a ponta do nariz e não deixar o queixo descoberto;
-
Cumprir as regras da etiqueta respiratória (cobrir a boca com o antebraço ou usar lenço descartável ao tossir ou espirrar), colocar imediatamente o lenço no lixo e em seguida lavar as mãos;
-
Indicar o número máximo de pessoas no mesmo espaço físico livre, disponível para circulação e permanência, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) com uso de máscara de proteção (mín. 2,25m2por pessoa);
-
Afixar cartaz com teto de ocupação permitido na entrada do espaço e em locais estratégicos, de fácil visualização, para monitoramento contínuo;
-
Promover a higienização das mãos com água e sabão sempre que possível;
-
Recomenda-se que, ao entrar e sair d o LDI, as mãos sejam higienizadas com álcool em gel 70%;
-
Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como, por exemplo, celulares, livros, canetas, estojos, copos, toalhas e principalmente jaleco;
-
Respeitar o distanciamento mínimo obrigatório de um metro e meio (1,5m) de distância entre pessoas com uso de máscara de proteção dentro do LDI;
-
Sugere-se que o professor e/ou técnico esclareça as dúvidas dos alunos na sua própria estação de trabalho/bancada, evitando o contato pessoal e preservando o distanciamento de 1,5m;
-
Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adotar um comportamento amigável sem contato físico;
-
Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos;
-
Proibir o uso do celular, beber, comer e fumar dentro dos LDI e do expurgo;
-
Utilizar os EPIs de acordo com as instruções do LDI;
Orienta-se que cabelos compridos devem estar presos e cobertos com touca, quando essa for necessária;
-
Evitar utilizar acessórios pessoais, como brincos, anéis, relógios e afins;
-
Bolsas, mochilas e demais objetos (inclusive celulares) deverão ficar na entrada do laboratório ou em local específico;
-
Sugere-se a aferição da temperatura de todas as pessoas, por meio de termômetro digital infravermelho ao entrar ao LDI;
-
Observar os fluxos de sentido para entrada, permanência, circulação e saída, visando resguardar o distanciamento mínimo obrigatório e evitar aglomerações, observando a
capacidade dos espaços;
-
Recomenda-se fazer um cronograma para uso do LDI, os quais funcionarão com agendamento prévio, com escalas de horários e adequada higienização;
-
Obedecer à disposição das bancadas e/ou espaços de trabalho de forma que respeite o distanciamento mínimo obrigatório de um metro e meio (1,5m) de distância entre pessoas com uso de máscara de proteção facial;
-
Sugere-se realizar a sinalização (no chão ou bancadas) de distanciamento e deslocamento dentro do laboratório;
-
Recomenda-se que os ar condicionado fique ligado na temperatura de 17 graus por conta dos equipamentos;
-
Recomenda-se utilizar o LDI pelo mesmo grupo de estudantes e sempre com a presença do docente responsável, sempre que possível;
-
Recomenda-se que a limpeza seja ampliada, tanto nas instalações físicas quanto nos equipamentos e, sempre que possível, logo após o uso;
-
Sugere-se que seja respeitado um intervalo entre uma atividade e outra para garantir a higienização dos espaços;
-
Os equipamentos de uso coletivo devem ser higienizados pelo usuário que notificará antes e depois do uso, seguindo protocolos específicos para cada equipamento;
-
Orienta-se evitar aglomerações durante a utilização da capela de exaustão. Cabe ao/à professor/a organizar o fluxo de alunos/as, em uma escala de uso do equipamento sem que se formem filas com o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os/as alunos/as;
-
Recomenda-se dar preferência para utilização de produtos saneantes regulados pela Anvisa, classificados nas categorias de: água sanitária ou desinfetante para uso geral, respeitando a diluição adequada de 0,1% a 0,5% de solução saneante por litro de água para uso nas
atividades do LDI.
10 cadeiras, 10 microscópios, 02 fluxos laminares, 01 leitor de ELISA, 01 termociclador, geladeiras, freezers, etc.