Fechar
Página inicial Ensino Notícias UFRB discute novas parcerias com o IPHAN

UFRB discute novas parcerias com o IPHAN

O Presidente do IPHAN recebeu a comitiva da UFRB e garantiu providências para as obras do Quarteirão Leite Alves, futura sede do CAHL.
Na última semana de maio, o Reitor Paulo Gabriel Nacif e o Diretor do CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras, Geraldo Costa, acompanhados do Professor de História Luiz Antonio Araújo, estiveram em Brasília, com o objetivo de obter mais informações sobre o encaminhamento da continuidade das obras do Quarteirão Leite Alves, futura sede do CAHL.
Eles tiveram audiência com o presidente do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, responsável também pelo Projeto Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.
Almeida deixou claro o especial interesse do IPHAN na situação de Cachoeira, tanto no tocante à riqueza do patrimônio material e imaterial, quanto nas condições concretas dos projetos em andamento vinculados ao Monumenta.
Ele apresentou aos representantes da UFRB uma série de possibilidades de projetos que o Monumenta tem interesse de estimular e ressaltou que tais projetos devem agregar benefícios para a comunidade, isto é, que procurem ir para além da restauração/conservação, considerando ainda a destinação.
Diante do interesse e das possibilidades demonstrados pela atual gestão do IPHAN e do Projeto Monumenta, no apoio à Cachoeira e à UFRB, e a partir de idéias que já circulam pelo CAHL, podemos destacar alguns exemplos de projetos com boas perspectivas de apoio institucional.
1. A formação de Guias-mirins através de articulação com as escolas da região (a parceria com as prefeituras e instituições locais pode ajudar).
2. Partindo do exemplo existente em Juiz de Fora/MG, pensar a possibilidade do Museu-Escola. Em parceira com os museus da região, criar projetos que possam envolver os museus e a UFRB, partindo da capacitação de mão-de-obra até a integração com a comunidade. Neste último caso, a idéia é levar os que integram a comunidade a freqüentar e conhecer mais intensamente os museus, articulando ações com os professores e lideranças da comunidade.
3. As conclusões do GT do Memorial da Escola de Agronomia (MEAB), tem boas chances de financiamento, principalmente com contra-partida da UFRB.
Por sugestão do Reitor da UFRB, 4. a elaboração de catálogos do patrimônio histórico do Recôncavo, que ajudariam na sistematização e divulgação deste patrimônio. O(s) Catálogo(s) podem contemplar duas versões: uma para o grande pública (mais densa) e outra para ser utilizada como material didático nas escolas da região.
Por último, 5. o encaminhamento do projeto do Arquivo Histórico, projeto já existente e que deve ser articulado em parceria com a prefeitura. Alguns professores do CAHL já manifestaram interesse de recuperação e organização da documentação já disponível, bem como, em definir uma política de aquisição de novos acervos.
Quanto ao Quarteirão Leite & Alves, a informação é de rescisão do contrato com a atual construtora e encaminhamento para convocação do segundo lugar ou nova licitação. Almeida afirmou que não foram feitos adiantamentos à construtora e, portanto, a verba destinada para conclusão da obra estaria garantida. Para o Reitor, a posição da administração da UFRB agora, é buscar permanentemente informações junto à representação local do Monumenta, em Salvador. Por último, o presidente do IPHAN acenou com a possibilidade de incorporação ao espaço a ser utilizado pela UFRB de outros prédios, como por exemplo, a Estação Ferroviária de Cachoeira.
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!