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Evento

Aula Inaugural do Curso de Especialização em Educação, Cultura e Diversidade

17/08 09:00 16:00

Museu do Recolhimento dos Humildes - Santo Amaro

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A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a aula inaugural da pós-graduação em nível de especialização em Educação, Cultura e Diversidade, no próximo sábado, dia 17, a partir das 9h, no Museu do Reconhecimento dos Humildes, em Santo Amaro.

O curso de especialização em Educação, Cultura e Diversidade é oferecido pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, com aulas presenciais quinzenais aos sábados (das 8h às 17h) e atividades à distância.

Formação

O curso de especialização em Educação, Cultura e Diversidade tem como objetivo estabelecer um espaço de formação para profissionais da educação, considerando a cultura e a diversidade inerente à formação histórica e social brasileiras como elemento fundamental nas práticas relacionadas à educação.

Desse modo, a partir da premissa de que a educação, em seus mais diversos âmbitos, possui em sua constituição a diversidade no que tange a aspectos de etnia, de cultura, de religião, de gênero, de ideologia etc, buscar-se-á discutir e refletir de que forma esses aspectos estão presentes, ausentes e, até mesmo, apagados ou suprimidos na educação. Essa perspectiva de abordagem à diversidade na educação considerará ainda como os fatores citados se conformam no âmbito legal e das políticas públicas, no currículo, nos conteúdos das disciplinas, na escolha das disciplinas que compõem o currículo, na escolha de autores e textos de uma determinada matriz discursiva ou não.

Dessa perspectiva de abordagem emergem problemáticas que devem ser levadas em conta no fazer educação. O curso, nesse sentido, irá trazer para um espaço de formação pedagógica essas questões como algo a ser compreendido a fim de que os atores envolvidos na educação (docentes, agentes escolares, secretários, gestores, coordenadores etc.) possam em sua práxis educativa e social perceber a educação como lugar da diversidade por sua própria essência, tendo em vista ser um fenômeno humano e social. Ressalte-se ainda a necessidade de se compreender a educação também como lugar de uma hegemonia imposta histórica, cultural e socialmente por fatores econômicos, políticos e sobretudo pelas relações de poder.

Discutir tais aspectos presentes na educação no século XXI mostra-se urgente, haja vista a educação como prática de manutenção e de estruturação das relações de poder, de hegemonia de grupos e exclusão de outros, de perpetuação de ideologias e de lugar de tensões em variados âmbitos. Citemos, como exemplo disso, o acalorado debate sobre “escola sem partido”, a suposta “ideologia de gênero”, a lei 11645/08 que inclui no currículo a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena.

 

Evento publicado em: 16/08/2019

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