Início do semestre no CAHL em Cachoeira
08/04/09 07:01
,
13/01/16 15:35
|
3674
O semestre do CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras, vai começar no dia 27 de abril, no prédio da Fundação Hansen Bahia.
A Fundação Hansen possui espaço disponível para a adaptação de oito a onze salas. Possui ainda um auditório com capacidade para 70 lugares.
Desde outubro de 2006, o CAHL funciona no anexo da Escola da Cachoeira. Lá há laboratório de informática e cinco salas extras, por isso algumas atividades ainda serão desenvolvidas naquele local.
O Semestre na UFRB, nos Campi de Cruz das Almas, Amargosa e Santo Antonio de Jesus, começou no dia 09 de março, mas o CAHL, Campus Cachoeira, teve que adiar o começo das aulas, pois a UFRB estava negociando a entrega do Quarteirão Leite Alves para o mês de abril. Mas segundo o IPAC, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, as obras só serão concluídas no final de maio.
A Direção do CAHL e a Administração Central da UFRB negociaram a utilização do Prédio da Hansen Bahia, que no futuro próximo, integrará a rede de imóveis históricos sob a coordenação da universidade. Para o Reitor Paulo Gabriel Nacif esta foi uma solução muito interessante para a UFRB, pois agora o CAHL, apesar de não estar ainda no Quarteirão Leite Alves, já começa a funcionar em um prédio que fará parte do Complexo do Campus Cachoeira naquela cidade. O Prédio da Hansen, com instalações amplas, segundo o Reitor, "vai possibilitar à comunidade do CAHL as condições dignas para que as atividades acadêmicas possam ser desenvolvidas adequadamente". O CAHL hoje tem seis cursos, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social. São 52 professores, 12 funcionários e mais de 600 estudantes.
Veja as fotos do Prédio da Fundação Hansen, reformado há pouco tempo pelo Programa Monumenta.
{gallery}noticias/hansen{/gallery}
As obras do Leite Alves
O diretor do IPAC, Frederico Mendonça, afirmou que o prédio está com 90% das suas obras concluídas. O IPAC é o órgão da secretaria estadual de Cultura (Secult), responsável pela fiscalização e coordenação do Programa Monumenta na Bahia. Segundo a nota publicada o prédio está em fase de pintura, instalação de forros, pisos de alta resistência, componentes elétricos, lixamento e impermeabilização de assoalhos, instalação de divisorias e portas de vidros, entre outros serviços. Todas as salas de aula necessitam de vistorias nas janelas, pintura e colocação de forros.
O Quarteirão Leite Alves foi doado pela Prefeitura de Cachoeira para a UFRB, que aguarda a entrega do prédio, adiada várias vezes (dezembro de 2006, julho de 2007, maio de 2008, dezembro de 2008).