29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - A UFRB apóia essa idéia
24/08/09 13:55
,
13/01/16 15:37
|
1595
Visando a promoção da saúde do servidor, um ambiente livre do fumo, e a redução e/ou eliminação do tabagismo, a CDP/PROGEP convida os seus servidores e estudantes que tenham interesse pelo tema a participar no dia 08 de Setembro, às 9h, na Sala dos Conselhos - Prédio da Reitoria, da palestra de sensibilização, “Fumo: o que você precisa saber”, em favor da promoção da saúde.
O evento marca a iniciativa da instituição em chamar a atenção para os agravos à saúde proporcionados pelo fumo, direta ou indiretamente. A proposta é que posteriormente seja criado um grupo de pessoas interessadas em abandonar o hábito de fumar e que queiram participar do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado no dia 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.
Neste ano, foi escolhido o tema "Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos", com o propósito de promover o conhecimento dos malefícios da fumaça ambiental do tabaco e a necessidade de alteração da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, mas ainda permite áreas reservadas para fumar, que não impedem o contato com a fumaça de produtos do tabaco. Além disso, é importante que o conceito seja um estímulo para a criação de decretos locais, com preceitos similares à Lei Federal, o que, inclusive, já vêm acontecendo em diversos municípios brasileiros.
Entre outras informações, a discussão leva ao conhecimento do público que:
- Pelo menos sete não fumantes morrem, por dia, no Brasil, por causa da convivência com fumantes e que o fumante passivo corre também sérios riscos de ter câncer de pulmão, infarto e outras doenças graves.
- Dados da Organização Panamericana da Saúde demonstram que a fumaça do tabaco tem três vezes mais nicotina e 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a aspirada pelos tabagistas. Num recinto fechado, em oito horas, o não fumante terá consumido o equivalente a dez cigarros, aumentando em até duas vezes o risco de contrair câncer de pulmão.
- Cerca de 25% dos incêndios são provocados por pontas de cigarro. E os filtros descartados, que sujam ruas e jardins e poluem lagos, rios e mares, demoram cem anos para se degradarem.
Fonte: INCA – Instituto Nacional do Câncer
Para maiores informações, visite os sites:
www.inca.gov.br/tabagismowww.saude.gov.br