NEAS lança publicação sobre Manejo e Sustentabilidade da Irrigação em Regiões Áridas e Semi-Áridas
03/09/09 10:51
,
13/01/16 15:37
|
3479
O Núcleo de Engenharia de Água e Solo lança livro com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do Exterior.
São elas:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal Rural do Semi-árido
Universidade Federal do Ceará
Escuela Politécnica Nacional de Ecuador - Equador
Universidad de Concepción - Chile
Universidad de Buenos Aires - Argentina
Unversidad Mayor de San Simón - Bolívia
Universidad de Cuyo - Argentina
Sinopse:
Os recursos naturais são a base sobre a qual se sustenta a atividade agropecuária de qualquer área. Os de maior impacto para o desenvolvimento econômico do setor agrícola são a água e o solo. Manter a qualidade do solo e da água são aspectos essenciais na sustentabilidade econômica, técnica e social da produção agropecuária. Sem dúvida, o uso e tipo de energia é um fator que vem adquirindo uma importância relevante na aplicação de água.
A sustentabilidade tem conceito e aplicabilidade multidisciplinar ou transdisciplinar por excelência, envolvendo todos os campos do conhecimento científico. Sobressaem na atualidade 0 desenvolvimento de tecnologias e de sistemas inovadores e eficientes, voltados para a temática ambiental, isto é, a adequada incorporação da dimensão ambiental em todas as esferas da vida social, econômica e cultural.
A realização da Reunião Sulamericana em outubro de 2008 atendeu aos objetivos e propósitos de aproximação da capacidade científica e tecnológica das instituições de ensino e pesquisa de Brasil, Chile, Argentina, Bolíia e Equador, para o desenvolvimento da agricultura irrigada em regiões áridas e semi-áridas considerando a dimensão ambiental, cujas características e desafios são comuns e se apresentam em condições semelhantes.
A formatação de uma Rede Sulamericana para facilidade de interação, intercâmbio e mobilidade científica e tecnológica, promoverá o fortalecimento e a consolidação de programas institucionais de capacitação de recursos humanos, dinamizando as relações internacionais entre pesquisadores e docentes no âmbito da América do Sul.
Os objetivos e resultados esperados foram alcançados com a demonstração mútua de colaboração e parcerias entre instituições com compromissos de desdobramentos em curto e médio prazos para a formalização de convênios bilaterais que contemplem a pesquisa científica e a capacitação em nível de pós-graduação.
A publicação em formato impresso das contribuições de diversos pesquisadores de diferentes países, comprova outra iniciativa e propósito de cooperação e disponibilidade do conhecimento e experiências das diferentes instituições participantes para técnicos especializados, alunos de graduação e pós-graduação dos países participantes.
Ressalta-se o apoio das instituições e agências para a realização da reunião e produção do livro, gerando a produção e a discussão de mecanismos de cooperação e intercambio sulamericano entre Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Equador para o desenvolvimento sustentado da irrigação em regiões áridas e semi-áridas. O livro será lançado no final de setembro. MANEJO E SUSTENTABILIDADE DA IRRIGAÇÃO EM REGIÕES ÁRIDAS E SEMI-ÁRIDAS (ISBN 978-85-61346-02-7).