Fechar
Página inicial Notícias A UFRB participou do Congresso Internacional de Fibras Naturais

A UFRB participou do Congresso Internacional de Fibras Naturais

28/09/09 03:40 , 13/01/16 15:37 | 2210
O Congresso Internacional de Fibras Naturais, realizado em Salvador, teve a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB, através da Profª Ana Cristina Fermino Soares, que apresentou duas palestras: 'A Podridão Vermelha do Sisal na Bahia' e 'Controle Biológico da Podridão Vermelha do Sisal'. As palestras divulgam duas pesquisas do Programa: a primeira divulgou a tese de doutorado de Kátia Cristina Magalhães de Abreu e a segunda, os resultados da dissertação de mestrado de Jefferson Oliveira de Sá. Jefferson continua os trabalhos sobre controle biológico da podridão vermelha do sisal no curso de doutorado em Ciências Agrárias.

Os resultados apresentados pela profa. Ana Cristina alertaram o IDR-Sisal para a real e alarmante situação da podridão vermelha do sisal na Bahia.

O Gerente Executivo do Instituto de Desenvolvimento da Região do Sisal – IDRSisal, Sílvio Roberto Habib, em sua apresentação durante o Congresso, ministrou palestra sobre 'O papel do IDRSisal no desenvolvimento da Região do Sisal da Bahia', quando falou sobre os onze projetos de pesquisa contratados pelo IDRSisal a diversas instituições de pesquisa do país, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, que objetivam o crescimento da cadeia produtiva do sisal, promovendo novos usos para o sisal, buscando resultados tangíveis que proporcionem um salto qualitativo na vida dos pequenos produtores e no desenvolvimento sócio-econômico da região. Ele mostrou-se alarmado com os dados apresentados pela pesquisadora Ana Cristina, da UFRB, onde foi constatada, através de pesquisa recente em 20 municípios, a prevalência da doença em todos os municípios e a incidência de 33% nos municípios de Valente e Araci. Alertou as autoridades sobre o iminente risco da dizimação das lavouras de sisal, que empregam diretamente 600.000 pessoas na Bahia. O IDRSisal irá promover em novembro próximo, com o apoio da CAR, EBDA, APAEB, FUMAC, EMBRAPA Semiárido, CODES, Prefeitura de Valente/BA e SEBRAE, o seminário Podridão Vermelha do Sisal, com o objetivo de buscar soluções imediatas de curto e médio prazo, para o problema. Ele já agendou uma reunião na UFRB no dia 01 de outubro com o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Sisal (N-SISAL), a ADAB, a Embrapa e outros orgãos para discussão de uma proposta para buscar soluções para este problema, a ser submetida ao Governador do Estado.

Na dúvida, fale conosco!