UFRB assina convênio com a Ford Company e promove desenvolvimento de pesquisas
01/10/09 05:44
,
13/01/16 15:37
|
2666
A UFRB assinou mais um convênio com uma instituição de grande interesse para os Cursos de Engenharia do CETEC. Desta vez, a parceria será desenvolvida com a FORD COMPANY, complexo multinacional, localizado no município de Camaçari (BA).
O professor Silvio Luiz de Oliveira Soglia, Vice reitor da UFRB, o Assessor de Parcerias Institucionais, professor Clovis Pereira Peixoto e a Assessora de Relações Institucionais, Ana Cristina Fermino Soares, bem como a Chefe do Núcleo de Convênios, Daniela Oliveira Neves e professores do CETEC, Celso Luiz Borges de Oliveira (Diretor), Denis Petrucci (Coordenador do Curso de Bacharelado em CCE&T) e Sivanildo da Silva Borges (professor de Química e com proposta de Projeto específico), estiveram nas instalações do Complexo FORD Camaçari no dia 30/09/2009, para a assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a capacitação de recursos humanos, desenvolvimento e difusão de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão.
O convênio com a FORD dará aos estudantes da UFRB a oportunidade de realização de estágios para acompanhamento dos processos de desenvolvimento de um veículo e contribuir, através de pesquisas, na realização de novos projetos. De acordo com a Assessoria de Parcerias o convênio firmado visa ainda, a realização de cursos para os funcionários, seminários e outras atividades, para o desenvolvimento de novas habilidades e formação de mão-de-obra especializada.
O Diretor do CETEC avaliou com otimismo a efetivação da parceria e essa possibilidade de atender a formação dos futuros engenheiros do BC&T para atender às expectativas da indústria automotiva, nas suas mais diversas necessidades de profissionais, sem perder de vista a qualificação desses futuros egressos para as demandas do atual e dinâmico mundo do trabalho.
Segundo Diógenes de Oliveira, Engenheiro Chefe de Motores no Complexo Industrial Ford Nordeste e responsável pelas parcerias com as universidades, os convênios trazem ganhos para todos os envolvidos. "Através das parcerias a Ford conseguiu recrutar muitos talentos; os alunos têm acesso a um curso com um perfil mais voltado para o mercado de trabalho; e as universidades desenvolvem projetos de pesquisa e iniciação científica". Ressaltou ainda, a possibilidade de a FORD COMPANY auxiliar na montagem de laboratórios voltados para as áreas de engenharia mecânica e elétrica da indústria automotiva.