A FORD Company enviou nova Comitiva ao Campus de Cruz das Almas no último dia 23 de outubro para dar prosseguimento às ações de parcerias com a UFRB, materializada pela assinatura do Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento e difusão de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão, assinado em setembro.
A comitiva era formada por diversos profissionais da empresa: Ana Pereira -Diretora de Recursos Humanos para América do Sul; Maria Amália- Gerente de RH em Camaçari/BA; Diógenes Oliveira- Engenheiro Chefe para América do Sul; Ricardo Moneratto- Gerente de Engenharia Avançada; Rosa Matienzo -Supervisora Powertrain; Renato Paes -Supervisor de Engenharia de Sistemas de Transmissão; Rodolfo Lopes -Engenheiro da Área de Sistemas de Transmissão; Reginaldo Souza-Coordenador do Programa de Cooperação com as Universidades.
A comitiva da FORD foi recebida pelo Reitor Paulo Gabriel Nacif, Assessores professores Clovis Pereira Peixoto (Parcerias Institucionais) e Ana Cristina Fermino Soares (Relações Internacionais), além do Diretor em Exercício do CETEC, professor Denis Petrucci e demais professores daquele Centro (Ruth Exalta, Jorge Rabelo, Claudia Bloisi e Sivanildo Borges).
O convênio com a FORD dará aos estudantes da UFRB a oportunidade de realização de estágios para acompanhamento dos processos de desenvolvimento de um veículo e contribuir, através de pesquisas, na realização de novos projetos. De acordo com a Assessoria da UFRB, o convênio firmado visa ainda a realização de cursos para os funcionários, seminários e outras atividades, para o desenvolvimento de novas habilidades e formação de mão-de-obra especializada.
Segundo Diógenes de Oliveira os convênios trazem ganhos para todos os envolvidos. "Através das parcerias a FORD conseguiu recrutar muitos talentos; os alunos tem acesso a um curso com um perfil mais voltado para o mercado de trabalho; e as universidades desenvolvem projetos de pesquisa e iniciação científica". Ressaltou ainda, a possibilidade da empresa auxiliar na montagem de laboratórios voltados para as áreas de engenharia mecânica e elétrica da indústria automotiva.
{gallery}noticias/ford{/gallery}