MinC lança editais do Programa Cultura e Pensamento (publicação e debates)
16/11/09 12:11
,
13/01/16 15:38
|
1281
O Ministério da Cultura lança novos editais do Programa Cultura e Pensamento, de estimulo à realização de ciclos de debates presenciais e publicações impressas de âmbito nacional.
Temas
Este ano, os projetos de periódicos impressos podem ter temática livre, enquanto os de debates presenciais deverão ser focados em uma das quatro linhas temáticas:
1. BIOPOLÍTICA E TECNOLOGIAS: padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle;
2. POPULAÇÕES E TERRITÓRIOS: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura;
3. LÓGICAS DAS DINÂMICAS CULTURAIS E ALTERNATIVAS: no centro da economia e da sociedade;
4. ENCONTROS E INTERSECÇÕES NA CULTURA CONTEMPORÂNEA.
Os editais são direcionados a projetos concebidos por intelectuais, pensadores da cultura, acadêmicos, artistas e pesquisadores, movimentos sociais e grupos culturais organizados, entre outros agentes da sociedade no intuito de fortalecer espaços públicos para o diálogo e reflexão de temas relevantes na contemporaneidade.
Além da realização de debates e distribuição dos periódicos impressos, o Programa disponibiliza o portal www.culturaepensamento.net.br, uma plataforma digital de difusão de conteúdo e estímulo a interações entre participantes da Rede Cultura e Pensamento, sejam eles realizadores de projetos ou público interessado.
Benefício aos estudantes
Após a seleção dos projetos, no momento da execução dos trabalhos, os estudantes poderão acompanhar os debates de seu interesse presencialmente ou através do portal www.culturaepensamento.net.br. O site disponibilizará de fórum para tirar dúvidas ou defender os pontos de vista, além de links para download das revistas selecionadas pelo programa.
Inscrições
Os formulários e regulamentos dos editais estão disponíveis no Portal Cultura e Pensamento www.culturaepensamento.net.br. Os interessados podem se inscrever gratuitamente de 10/11/2009 a 17/01/2010.
Os projetos selecionados por meio dos editais deverão ser realizados em 2010 e os seus resultados poderão fazer parte de publicações a serem amplamente distribuídas pelo Programa.