Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/combustivel
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Estudantes de Química da UFRB estão de olho nos combustíveis

Estudantes de Química da UFRB estão de olho nos combustíveis

18/11/09 11:54 , 13/01/16 15:38 | 3213
Os alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRB, orientados pelos professores  Aluísio Marques, José Gilberto e Jorge Fernando, visitaram os seis postos do município de Amargosa, com o objetivo principal de associar a teoria à prática e prestar um serviço à comunidade.

Eles fizeram uma análise da gasolina vendida nos postos. Nesta visita comprovaram que  os postos atendiam ao padrão estabelecido por lei. A legislação permite um teor de 20% a 25% de álcool etílico (etanol) na gasolina. Isso fez do Brasil um pioneiro na aposentadoria do tóxico aditivo tetraetilchumbo. Além de apresentar uma alta octanagem, o que melhora o desempenho do motor, o álcool diminui a emissão de monóxido de carbono (CO), um perigoso poluente. Isso acontece porque o etanol (C2H5OH) apresenta oxigênio em sua constituição, o que favorece a combustão completa, isto é, produção de gás carbônico (CO2) em lugar do CO ou mesmo do C (fuligem).

A próxima etapa dos estudantes do Centro de Formação de Professores da Federal do Recôncavo é estender a ação em postos do município de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Cachoeira. Os testes serão ampliados, pois parâmetros com densidade, pH e cor também serão avaliados.

A idéia é criar um selo de qualidade regional, expedido por auditoria independente, o que dará mais segurança ao consumidor.

O selo de qualidade será expedido pelo curso de Licenciatura em Química da UFRB/CFP em parceria com os donos de postos de combustíveis locais.

{gallery}noticias/combustivel{/gallery}

Na dúvida, fale conosco!