Estudantes de Química da UFRB estão de olho nos combustíveis
18/11/09 11:54
,
13/01/16 15:38
|
3213
Os alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRB, orientados pelos professores Aluísio Marques, José Gilberto e Jorge Fernando, visitaram os seis postos do município de Amargosa, com o objetivo principal de associar a teoria à prática e prestar um serviço à comunidade.
Eles fizeram uma análise da gasolina vendida nos postos. Nesta visita comprovaram que os postos atendiam ao padrão estabelecido por lei. A legislação permite um teor de 20% a 25% de álcool etílico (etanol) na gasolina. Isso fez do Brasil um pioneiro na aposentadoria do tóxico aditivo tetraetilchumbo. Além de apresentar uma alta octanagem, o que melhora o desempenho do motor, o álcool diminui a emissão de monóxido de carbono (CO), um perigoso poluente. Isso acontece porque o etanol (C2H5OH) apresenta oxigênio em sua constituição, o que favorece a combustão completa, isto é, produção de gás carbônico (CO2) em lugar do CO ou mesmo do C (fuligem).
A próxima etapa dos estudantes do Centro de Formação de Professores da Federal do Recôncavo é estender a ação em postos do município de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Cachoeira. Os testes serão ampliados, pois parâmetros com densidade, pH e cor também serão avaliados.
A idéia é criar um selo de qualidade regional, expedido por auditoria independente, o que dará mais segurança ao consumidor.
O selo de qualidade será expedido pelo curso de Licenciatura em Química da UFRB/CFP em parceria com os donos de postos de combustíveis locais.
{gallery}noticias/combustivel{/gallery}