Fechar
Página inicial Notícias Cachoeira sediará o Bahia Afro Film Festival

Cachoeira sediará o Bahia Afro Film Festival

16/12/09 12:21 , 13/01/16 15:38 | 1784

O BAHIA AFRO FILM FESTIVAL vai acontecer em Cachoeira,  em maio de 2010, e tem como temática central o povo afrodescendente consubstanciada no slogan IMAGINE ALL THE AFRO PEOPLE com ênfase na diáspora africana e sincretismo cultural, humanismo e preservação das raízes e ancestralidade, que será o tema da edição de 2010. O Bahia Afro Film Festival, através de sua Mostra competitiva, tem como objetivo divulgar as novas produções do cinema afrodescendente que atua à frente ou atrás das câmeras, seja através da produção industrial ou da produção independente de trabalhos audiovisuais, premiando àquelas que forem consideradas as mais representativas em longa, média e curta metragem. As inscrições estão abertas para seleção de filmes. Veja no site.

A Coordenação Executiva Colegiada do IIIº Bahia Afro Film Festival de Audiovisual, formada por representantes do    Curso de Cinema Documentário e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da  Casa de Cinema da Bahia, do Ponto de Cultura Centro de Estudo Pesquisa e Ação Sócio Cultural – Rede Terreiro Cultural e do Ponto de Cultura do Centro de Educação e Cultura do Vale do Iguape – Expressão Cidadania Quilombola.

O IIIº Bahia Afro Film Festival, previsto para o período de 15 a 24 de janeiro de 2010, teve sua data altarada, passando para efetiva realização no oportuno  período de 13 a 23 de maio de 2010.

O IIIº Bahia Afro Film Festival, terá inicio com a Conferência “Os significados do 13 de maio de 1888 - Abolição Pra Quem?”, acompanhado da performance do Projeto Povo da Musica do Maestro Abolicionista, comemorando os 122 anos da “Airosa Passeata”, ocorrida em 13 de maio de 1888, liderada pelo maestro abolicionista Tranquilino Bastos, e os 140 anos de fundação da Filarmônica Lira Ceciliana, criada pelo próprio maestro, seguindo o roteiro da programação em anexo.

PROGRAMAÇÃO GERAL
DE 13 A 23 DE MAIO DE 2010

Manifestação Pública comemorando 122 anos da “Airosa Passeata”;

24 Mostras Itinerantes de Filmes;

12 Mostras competitivas;

06 Mostra de filmes convidados;

Exposições fotográficas, artes plásticas e Memorial da história dos equipamentos de cinema;

Lançamento de livros e cd;

Homenagens a pessoas que contribuem e contribuíram com a cultura audiovisual.

OFICINAS
De 15 a 22 de Maio de 2010

Oficina de Cinematografia e operação de câmeras cinematográficas;

Oficina de tele reportagem participativa sobre o tema Recôncavo Afro Barroco;

Oficina de Vídeo Arte;

Oficina de Edição de Vídeo em Software Livre.

CONFERÊNCIAS
13 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 e 22 de MAIO de 2010

O significado do 13 de maio de 1888 – Abolição Pra quem?

Experiências de Produção e Difusão Audiovisual Sócio Educativo e Influencia no Empoderamento da Sociedade Civil Organizada;

Tecnologias da Informação e Comunicação Rede Colaborativa na Educação;

Cinema e Meio Ambiente - “Folhas e Águas Sagradas”;

Experiência da Escola Internacional de Cinema de Cuba;

Possibilidades de criação de Film Comission de Cachoeira/Recôncavo com base nas experiências das Films Comissions de Paulínia – SP, Minas Gerais e Salvador;

Relação do Pré Sal, Petrobrás com o Fomento à Cultura;

Perspectiva de Produção e Difusão do Audiovisual na visão der representantes de Festivais, Jornadas, Seminários, Iniciativas Cineclubistas, Instituições Publica e Privadas Representativas do Audiovisual.

IIIº SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA AUDIOVISUAL
15 e 16 de Maio de 2010

“Nações, Etnias, Trafico Escravo e Religiosidade de Influencia Africana”, com exibição do filme: Atlântico Negro na Rota dos Orixás;

“Ética na Revelação Audiovisual do Sagrado”, com exibição do filme “Yaô”.

Na dúvida, fale conosco!