CONSUNI realiza a primeira reunião de 2010
07/01/10 08:46
,
13/01/16 15:38
|
1669
O Conselho Universitário, órgão colegiado superior da instituição, se reuniu na manhã do dia 06 de janeiro, para a primeira reunião ordinária de 2010.
O Presidente do Conselho, o Reitor Paulo Gabriel Nacif, abriu os trabalhos desejando um ano próspero e produtivo para a instituição. Na ocasião, o pró-reitor de planejamento, Warli dos Anjos, apresentou o resultado do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, produzido ao longo de 2009.
O processo de construção do PDI foi iniciado em 2007, mas foi efetivamente em 2009 que a comunidade acadêmica se mobilizou para discutir o que a instituição visualiza para seu futuro, entre 2010 e 2014. O
PDI, cujo site atuou como um espaço para enquetes, opiniões e sugestões, também foi produzido a partir de reuniões, seminários, pesquisas e questionários.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento que reúne todas estas discussões, nos mais diversos setores, como acadêmico, financeiro, estrutural, etc. O documento do PDI foi disponibilizado para os conselheiros e será avaliado por um relator, a ser definido pelo Conselho. Professor Paulo Gabriel falou da importância desse documento para a consolidação da UFRB e pediu a toda a comunidade acadêmica que não deixe de conhecê-lo, assim que ele for disponibilizado, no site do PDI.
Ainda na primeira reunião do ano, o Reitor estabeleceu a criação de uma comissão, com representantes de todos os Centros de Ensino, para organizar um cronograma de eventos da UFRB, incluindo Seminários de Pesquisa e Extensão, Fórum 20 de novembro e as comemorações do ANO V de criação da instituição. No seu 5º aniversário, a UFRB deverá passar por um estudo de identidade visual, com alteração de logomarca, que realmente retrate seu perfil institucional.
Finalizando a reunião do Consuni, o Reitor lembrou que o MEC estabeleceu o prazo de 2010, como o ano final do Plano de Implantação da UFRB. Professor Paulo falou do protagonismo que a administração central precisará desempenhar em busca de mais verbas para infra-estrutura, material permanente e laboratórios, através de emendas parlamentares, junto aos deputados da bancada bahiana, na Câmara Federal. Também convocou os pró-reitores e diretores de centro a formularem seminários que incentivem os professores a serem mais atuantes com seus projetos de pesquisa e extensão, que viabilizam equipamentos e laboratórios.
A reunião foi finalizada pelo Reitor, que lembrou a todos que a UFRB, em 2010, dará mais um passo importante, com a revisão de seu Estatuto, através de um processo Estatuinte envolvendo toda a comunidade acadêmica, que hoje já conta com mais de 4.000 pessoas, entre professores, técnicos e estudantes.