O Ministério da Saúde/MS, por meio do Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DECIT) e da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (FIOCRUZ) desenvolverá pesquisa de corte transversal em 256 municípios das regiões Norte e Nordeste. A pesquisa, intitulada Chamada Neonatal, será realizada durante a Campanha Nacional de Vacinação em junho de 2010 e tem por objetivo monitorar as ações do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil. A Chamada Neonatal é coordenada nacionalmente pelo DECIT/MS e FIOCRUZ e conta com três coordenações regionais. A região Norte é coordenada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA e a região Nordeste tem duas coordenações regionais: a UFPE, responsável pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí e a UFRB, responsável pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Maranhão.
Na UFRB a coordenação regional está sob responsabilidade das professoras Flávia Henrique e Micheli Soares e terá, ainda, quatro coordenações locais sob responsabilidade dos professores Everson Meireles, Luciana Alaíde Santana, Priscila Ribas e Sheila Brito.
As coordenadoras regionais e locais da Pesquisa Chamada Neonatal tornam público que as vagas para estudantes e profissionais participarem do Projeto já foram preenchidas.