No último dia 19 de março, a UFRB recebeu da Prefeitura de São Félix, um prédio na antiga avenida portuária para a implantação do anexo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A cerimônia pública de entrega do prédio ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a participação de várias autoridades do município e da UFRB, tais como o prefeito da cidade, Alex Aleluia; o Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o diretor do CAHL, Xavier Vatin; secretários e assessores do prefeito e representantes de todos os Centros de Ensino, Pró-Reitorias, Assessorias e Coordenações da UFRB.
O ato público de formalização de entrega, organizado pela Prefeitura, foi iniciado às 9h30 da manhã na Praça da Bandeira, com apresentação de cultura local com baianas, grupo de capoeira, fanfarra e banda. O prédio, um antigo galpão, encontra-se na orla de São Félix, na Avenida Salvador Pinho, antiga Rua do Porto, e era utilizado como armazém de fumo. Além desse prédio, foi doado também à Universidade a escritura de um terreno de 1.694 m2, para a construção da residência universitária.
O professor Xavier Vatin iniciou a cerimônia de entrega falando sobre a união entre as cidades de Cachoeira e São Félix e a interiorização do conhecimento. Logo após o Reitor Paulo Gabriel Nacif falou sobre as contribuições da cidade de São Félix para a criação da UFRB, já que sediou a primeira audiência pública reivindicando uma universidade federal no recôncavo. Além disso falou sobre integração, expectativas para o futuro da UFRB, sobre assistência estudantil, qualidade de ensino, expansão da UFRB, criação de laboratórios e sobre a transformação da instituição em uma universidade exemplo, rompendo barreiras e desafios.
O presidente da câmara falou sobre o progresso da cidade com a chegada da UFRB, seguido do prefeito, que reafirmou seu compromisso com a educação. Disse que a UFRB promoverá o desenvolvimento social e econômico não apenas para São Felix como também para todo o recôncavo, como já vem fazendo.
Ao fim dos discursos, o Reitor e o Prefeito assinaram os títulos de doação na presença de todos e seguiram em caminhada pública até o prédio que foi desapropriado e doado à universidade. Em frente ao galpão procedeu-se uma cerimônia simbólica que representou a formalização da parceria São Felix /UFRB.
O prédio doado sediará o Pavilhão de Laboratórios do CAHL.
{gallery}noticias/saofelix{/gallery}