O 4º Ato Comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo foi promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), e fez uma reflexão da necessidade de ações de planejamento do uso e manejo da água e do solo, com tecnologias apropriadas aos ambientes de produção, viabilizando assim a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável. A palestra “Plantio direto ao alcance de todos”, que foi ministrada por Manoel Henrique Pereira, foi um dos pontos fortes da 4ª edição do evento. Manoel Pereira, conhecido como Seu Nonô, é Agrônomo, produtor rural, reconhecido como embaixador de uma técnica genuinamente brasileira, o plantio direto, é um dos principais precursores da tecnologia no Brasil e no exterior. Mais de 20 milhões de hectares já são cultivados no sistema de plantio direto no Brasil e a eficiência na conservação do solo e no aumento da fertilidade é especialmente visível. A receita para a transformação baseia-se em ações simples, mas de resultados surpreendentes. Fazer plantio direto significa manter o solo coberto de vegetação, viva ou morta; semear com o mínimo de movimentação de terra, e praticar rotação de culturas, e é essa experiência que ele explicou durante o evento.
Orlando Godoy, Presidente do Clube Amigos da Terra - Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região, também esteveno evento e apresentou o conceito de um Clube Amigos da Terra, de modo a apoiar e estimular a criação de um grupo na região e ferramentas tecnológicas para diagnóstico agroambiental no campo para subsidiar ações de planejamento e gerenciamento.
O evento foi realizado no dia 23/04/2009, no Anfiteatro do Prédio da Reitoria. O evento foi patrocinado pela Fundação Agrisus.
Maiores informações através do email acdncs2010@gmail.com