A Rede envolve três universidades federais (UFBA, UFRB e UNIVASF), quatro estaduais (UESB, UESC, UNEB e UEFS), a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Embrapa Semi-Árido, Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e tem como objetivo promover pesquisas na área de recursos genéticos, além de ampliar o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos e a comunicação entre ciência e sociedade. Juntas, as instituições que compõem a RGV – Bahia conservam aproximadamente nove mil acessos de espécies vegetais.
A Rede é uma das organizadoras do I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG). O prazo para envio de trabalhos para o Congresso foi prorrogado para o dia 20 de abril. O evento acontece em Salvador, entre os dias 8 e 11 de junho de 2010 e deve reunir cerca de 800 especialistas das áreas relacionadas a recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos. Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos será também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
Todas as informações sobre o evento, incluindo: inscrições, hospedagem, programação etc. podem ser acessadas no site: http://www.recursosgeneticos.com.br/